Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Supervisionados

Nuvem de gafanhotos segue na Argentina, a 110 km do Rio Grande do Sul

Devido às altas temperaturas, há possibilidade dos insetos chegarem ao Estado nesta quarta-feira

Publicado em: 21.07.2020 às 14:58 Última atualização: 21.07.2020 às 14:59

Secretaria da Agricultura monitora tráfego dos insetos que, no momento, estão na Argentina Foto: Divulgação/Seapdr

A nuvem de gafanhotos que está na província argentina de Entre Ríos, a 110 quilômetros de Barra do Quaraí, na fronteira com a Argentina, tem sua movimentação acompanhada por fiscais estaduais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

As temperaturas elevadas que devem permanecer no Rio Grande do Sul pelo menos até esta quarta-feira (22) propiciam maior mobilidade dos gafanhotos, como foi observado no deslocamento da nuvem de cerca de 30 quilômetros no último fim de semana.

"Estamos monitorando a região da fronteira com a Argentina e em contato direto com o Ministério da Agricultura e com o governo argentino para verificar o tamanho e a velocidade de deslocamento da nuvem. Temos 11 fiscais envolvidos nesta tarefa”, informa Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da pasta.

Movimentação

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Agricultura na segunda-feira (20), “a previsão é de que os insetos continuem a se movimentar para o sul, e que os ventos se mantenham na direção norte-sul indicando uma provável direção da nuvem rumo ao Uruguai”. 

Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em estado de emergência fitossanitária desde 25 de junho por determinação do Ministério da Agricultura. A medida é preventiva e deve durar um ano. Os produtores podem obter mais informações pelo e-mail vigifito@agricultura.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3288-6289.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.