Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Mudou pôr do sol e amanhecer

Fumaça de queimadas se intensifica no RS entre esta segunda e terça-feira

Virada no tempo deve limpar a atmosfera nesta semana, diz meteorologista

Por Juliana Flor
Publicado em: 10.08.2020 às 09:38 Última atualização: 10.08.2020 às 09:54

Efeito alaranjado é causado por fumaça Foto: Daniel Fleck/Especial
A beleza do pôr do sol e do amanhecer com coloração mais alaranjada na região nos últimos dias tem uma causa nem um pouco positiva: é efeito da fumaça trazida pelo vento de queimadas na Argentina, Paraguai, Pantanal e região amazônica. Tem influência, ainda, de focos de incêndio na Serra gaúcha e Santa Catarina. O material particulado formado pelas chamas decorrentes da estiagem é responsável pela alteração na cor do céu. A previsão é de piora, já que a chegada da fumaça deve se intensificar nesta segunda (10) e terça-feira no RS.

A meteorologista Estael Sias, da MetSul, explica que a situação se agrava por conta do vento Norte antes da virada no tempo. "A chuva desta semana tem efeito de limpar a atmosfera, além da virada no vento que passa a predominar (vir) do quadrante Sul", descreve.

A meteorologista alerta que a "atmosfera poluída pode representar desconforto ou até algum risco" para a saúde.

Corredor de fumaça

Em imagem de satélite no sábado à tarde era visível um corredor de fumaça do Centro-este até o Centro da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul Foto: MetSul/NOAA
As correntes de vento Norte trazem o ar quente, transportando junto a fumaça para as latitudes médias da América do Sul. Na imagem de satélite de sábado à tarde era visível um corredor de fumaça do Centro-Oeste até o Centro da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Queimadas na Serra e SC

Mapa mostra fumaça e focos de calor (pontos vermelhos) na região serrana no sábado Foto: MetSul/NASA
Queimadas na Serra gaúcha e, principalmente, nos Aparados e Planalto Sul catarinense, intensificam a fumaça nos vales e na Grande Porto Alegre. Imagem de satélite no sábado à tarde mostrou muita fumaça e focos de calor (pontos vermelhos) na região serrana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual