Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Previsão do tempo

Ciclone pode causar tempestades em nove Estados; RS terá queda de granizo e chuva forte

Neste domingo, segundo a Metsul Meteorologia, as temperaturas poderão chegar aos 32 graus nos vales do Sinos, Caí e Paranhana, aos 31 na Grande Porto Alegre, 29 graus na Serra e a 27 graus no litoral norte.

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 25.10.2020 às 14:47 Última atualização: 25.10.2020 às 14:49

Um ciclone de características subtropicais que começa a se formar no Oceano Atlântico pode provocar tempestades fortes nos litorais do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia entre a noite deste domingo, 25, e a próxima terça-feira, 27. De acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos poderão chegar a até 65 km/h, com rajadas, além de ondas em alto-mar com altura de até 4 metros.

Na segunda e na terça-feira, o nível de chuva pode variar entre 80 e 100 milímetros, além de atingir também a região centro-leste de Minas Gerais, inclusive a capital, Belo Horizonte. Ainda no sábado, a Agência Nacional de Mineração (ANM) já havia alertado para a possibilidade de deslizamentos e precipitações em três barragens com nível de emergência 3 (o mais alto) no Estado, nos municípios de Ouro Preto, Nova Lima e Barão de Cocais.

Nos mesmos dias, é possível que haja chuva forte e tempestades com queda de granizo no Rio Grande do Sul, graças a um sistema frontal associado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão, que atingirá também a Argentina e o Uruguai. O fenômeno deve se deslocar rapidamente a partir da segunda-feira e pode atingir ainda o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo.

"As condições de tempo severo estão sendo previstas, preliminarmente, por modelos numéricos globais", afirma a nota, emitida pelo Inmet em parceria com a Marinha do Brasil, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (Cimaer/FAB). Os órgãos alertam ainda que os navegantes devem checar as condições antes de saírem ao mar.

O tempo na região Sul, segundo MetSul Meteorologia 

Domingo deve ter temperatura na casa dos 30 graus na região Foto: GES

O domingo deve ser mais um dia de forte calor em todo o Rio Grande do Sul, assim como foi no sábado quando a temperatura passou dos 30ºC em praticamente todas as cidades da região. Hoje, segundo a Metsul Meteorologia, as temperaturas poderão chegar aos 32 graus nos vales do Sinos, Caí e Paranhana, aos 31 na Grande Porto Alegre, 29 graus na Serra e a 27 graus no litoral norte.

O calarão deste domingo, no entanto, precede a chegada de uma frente fria que avançará pela região Sul do País no início da semana, trazendo chuva forte e alto risco de temporais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A forte frente fria começa a ingressar no Estado ainda neste domingo, pelo Oeste. As áreas de Uruguaiana, Quaraí e Itaqui serão as primeiras a serem atingidas pelo tempo severo associado à frente. Há chance de chuva localmente forte a torrencial e ainda possibilidade de vendavais e granizo.

Na região, há chance de a chuva chegar, em menor potência, no início da noite, mas não derrubará a temperatura. A previsão é uma noite de 20ºC.

Ainda segundo a Metsul, diferentemente do que é comum nesta época do ano, a frente fria conseguirá avançar pelo interior do continente, alcançando com chuva e temporais os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso entre segunda-feira e terça-feira.

Parte do estado de São Paulo também pode ter chuva e temporais associados a esta frente, mas o sistema frontal deve enfraquecer ao se deslocar pelo Sudeste do Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual