Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Clima

Nevasca atinge a Argentina e ar frio deve chegar ao Rio Grande do Sul

De acordo com a MetSul Meteorologia, a localidade do Extremo Sul do continente amanheceu com temperatura de 0,2ºC

Publicado em: 04.12.2020 às 13:10

Uma grande nevada atingiu a cidade argentina de Ushuaia, na província de Terra do Fogo, na madrugada desta quinta-feira (3) Foto: MetSul/Divulgação

Se há poucos dias os termômetros chegaram aos 40°C no Rio Grande do Sul, o constraste meteorológico do momento é outro em Ushuaia, na Argentina. As condições de uma nevasca que atingiu a região podem, sim, afetar o clima aqui no Estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, a localidade do Extremo Sul do continente amanheceu com temperatura de 0,2ºC abaixo de zero às 7 horas de quinta-feira (3).

A paisagem ficou branca pela neve considerada pelos meteorologistas como 'muito tardia'. Houve acumulação na área central da cidade, mas a neve caiu com maior intensidade em áreas próximas como as montanhas. A nevada ocorreu no terceiro dia do chamado verão climático (trimestre de dezembro a fevereiro) e a menos de 20 dias do começo do verão astronômico, informou a MetSul.

O que causa o fenômeno

Segundo meteorologistas, a incursão de ar gelado na parte meridional da América do Sul foi a responsável pela nevada. O ciclone, que agora está na costa gaúcha, vai avançar para o Sul pelo Atlântico e, no seu deslocamento, vai impulsionar a bolha de ar mais frio pelo Leste da Argentina até chegar ao Rio Grande do Sul, entre esta sexta-feira (4) e o sábado (5).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual