Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Economia

Exporta RS e Fundopem serão ampliados em 2021

Secretário Lorenzoni destacou ações do Exporta RS e falou sobre potencial turístico da região

Por Juliana Nunes
Publicado em: 05.01.2021 às 00:00 Última atualização: 05.01.2021 às 07:16

Cenário para o último trimestre promete melhora nas exportações de calçados. Setor coureiro projeta bons números Foto: Adobe Stock

O mercado estrangeiro e o turismo estão entre as apostas gaúchas para o reaquecimento da economia. O programa Exporta RS, que busca fomentar a participação de empresas gaúchas além das fronteiras nacionais, é uma das ações destacadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rodrigo Lorenzoni. Ele também salienta que em 2020 o programa foi ampliado com polos regionais.

"Resolvemos ampliar com a criação de polos regionais de prestação de serviço. Usamos um critério bastante objetivo, a região/cidade que mais demandava o programa e identificamos Caxias do sul, que teve mais empresas participantes. Neste primeiro semestre do ano temos ideia de levar o programa para a metade Sul ", diz o secretário.

Lorenzoni também falou sobre a região do Vale do Sinos. "É uma região com muita indústria, especialmente pelo setor coureiro-calçadista. O Exporta RS dialoga muito com essa região. Assim como o Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem), que olha para a pequena indústria", observa.

Fundopem

O Fundopem, existente há mais de 30 anos, também deve ficar em evidência este ano. Em 2020, a secretaria iniciou um movimento para desburocratizar o processo de concessão do benefício.

"O tempo médio de uma empresa usufruir dos beneficios é um ano e meio. Montamos um grupo de trabalho na Casa civil, com a Secretaria de Governança, Procuradoria do Estado e Secretaria da Fazenda e fizemos uma modernização da legislação. Se for aprovada na Assembleia, irá reduzir 30% desse tempo", explica Lorenzoni.

Em 2020 foram 39 projetos aprovados, totalizando R$ 280 milhões. Em 2021, a expectativa é de protocolar 80 novos projetos. Tem ainda o "Fundopem Express" que possibilitará a aquisição de máquinas em 20 dias.

Selo

Pelo turismo, Lorenzoni destaca a criação de protocolos na área. Em 2020, o Estado conquistou o selo "Turismo Seguro", concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

Vale germânico

O potencial turístico da região foi lembrado pelo secretário, que chamou o Vale Germânico de "novo polo de turismo no Estado". De acordo com Lorenzoni, as ações devem ser intensificadas este ano. "O Vale Germâninico vai crescer muito.Tem tudo para se consolidar como roteiro turístico no Estado."


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.