Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Pandemia no RS

Obesidade e falta de estudo marcam perfil das vítimas de Covid no Estado

Entre os idosos que morreram de coronavírus, a prevalência de doenças preexistentes foram as do coração, diabetes e pressão alta

Por Débora Ertel
Publicado em: 16.03.2021 às 11:28 Última atualização: 16.03.2021 às 11:39

UTI Covid no Hospital Centenário também enfrenta superlotação Foto: Divulgação/Hospital Centenário
A obesidade é uma das comorbidades mais presentes nas vítimas jovens de Covid-19 no Estado. A falta de escolaridade também é uma característica comum entre os mortos pela pandemia no Rio Grande do Sul.

Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (16) durante o Papo Científico, uma conversa promovida pelo Piratini entre Richard Salvato, especialista em saúde do Laboratório Central do Estado (Lacen), Eduardo Viegas da Silva, farmacêutico da Secretaria Estadual da Saúde, e Cynthia Molina Bastos, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Segundo o levantamento, entre os idosos que morreram de coronavírus, a prevalência de doenças preexistentes foram as do coração, diabetes e pressão alta. Já nas pessoas abaixo de 60 anos, a comorbidade mais frequente, além de doenças cardíacas e diabetes, era a obesidade, presente em 30% das vítimas.

Outro dado que chama atenção no perfil dos óbitos é que, com exceção da faixa etária de 80 anos ou mais, a maioria das vítimas não tem nenhuma escolaridade.

Na avaliação dos pesquisadores, isso tem reflexo direto no acesso à renda, saúde mental, alimentação adequada, moradia e tempo para fazer atividade física, entre outros. O estudo não tem impacto entre os mais idosos porque nesta idade a letalidade do vírus é rápida e alta, independente das condições de vida do paciente.

Perfil de escolaridade das vítimas de covid no Estado

Perfil de comorbidades das vítimas de covid no Estado


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.