Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul INVESTIGAÇÃO

Dez mulheres e nove homens são presos em operação contra golpe dos nudes e 'do Uber' no RS

Também nesta manhã, são cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, 23 desses relativos ao golpe dos nudes

Por Redação
Publicado em: 02.09.2022 às 09:18 Última atualização: 02.09.2022 às 09:22

Dez mulheres e nove homens foram presos na manhã desta sexta-feira (2) em operação contra golpe dos nudes e "do Uber". A ação da Polícia Civil ocorre nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Viamão, Santa Cruz Do Sul, Novo Cabrais, Cruz Alta e na cidade de Palmas, no Paraná. Também nesta manhã, são cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, 23 desses relativos ao golpe dos nudes. Duas armas foram apreendidas. 

Doze são presos envolvidos com golpe dos nudes e 'do Uber' no Rio Grande do Sul
Doze são presos envolvidos com golpe dos nudes e 'do Uber' no Rio Grande do Sul Foto: Polícia Civil
Conforme a Polícia Civil, os estelionatários criam falsos perfis no Facebook para enganar as vítimas. No golpe dos nudes, o perfil é de uma mulher bonita e que geralmente aparenta ser menor de idade. Na rede social, são postadas fotos sensuais, retiradas de páginas de terceiros.


Na sequência, outra pessoa se apresenta como pai da jovem, dizendo que a filha é menor de idade e a conduta da vítima se amolda ao crime de pedofilia. Para não denunciar, isto é, para não levar o fato ao conhecimento da Polícia, acarretando, consequentemente, na prisão da vítima, o suposto pai exige depósitos em dinheiro.

Já no "golpe do Uber", os criminosos usam um perfil falso, em nome de terceiro. Nesta conta, eles fazem negociações com diversas pessoas que ofertam produtos na plataforma de compra e venda "OLX". O golpista entra em contato com o vendedor e faz uma proposta de compra. Depois, ele envia um motorista de aplicativo para buscar a compra e simula a realização de um depósito bancário, inclusive, enviando comprovante falso para a vítima. O produto é entregue e levado para o estelionatário pelo motorista, que segundo a Polícia, atua em conjunto com o criminoso.

Primeira fase

A ação tem apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na primeira fase da Operação Delta, foram realizadas oito prisões temporárias e cumpridos 27 mandados de buscas nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Santa Cruz do Sul, Pântano Grande e Guaíba. Foram apreendidos telefones, computadores, dinheiro e objetos, incluindo simulacro de pistola. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual