Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PERTO DO VERÃO

RS pode ter marcas negativas e registrar menor temperatura para novembro desde 1992

Fenômeno característico de junho e julho chega ao Estado na madrugada do Halloween; temperaturas podem chegar a 6ºC na região metropolitana

Por Redação
Publicado em: 25.10.2022 às 16:20 Última atualização: 25.10.2022 às 17:09

Apesar das altas temperaturas previstas para o decorrer desta semana, o Rio Grande do Sul receberá uma potente massa de ar frio entre 31 de outubro e 1º de novembro, madrugada do Halloween. Esse tipo de fenômeno comum nos meses de inverno – entre junho e julho. No entanto, em 2022 será um pouco mais tarde e perto do verão climático (21 de dezembro). Com a chegada da massa de ar frio, a região Sul terá marcas de -3°C e -5°C em cidades de maior altitude. Há possibilidade de geada.

Nos últimos 60 anos, segundo a meteorologista da MetSul Meteorologia Estael Sias, a última vez que o RS registrou temperaturas tão baixas nesta época do ano foi no dia 6 de novembro de de 1992, quando estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram 8 graus em Porto Alegre.

Massa de ar frio ingressa no Estado na próxima semana
Massa de ar frio ingressa no Estado na próxima semana Foto: Reprodução/MetSul Meteorologia

A MetSul aponta que, apesar de muitos anos terem frio tardio na primavera, além do registro de geada em locais de maior altitude do Sul do Brasil, essa incursão de ar frio excede a força que normalmente se observa em pulsos de ar frio tardios em novembro. 

Geada pode afetar o campo

Geada mais ampla e forte nesta época do ano é extremamente preocupante pelo seu alto potencial de danos na agricultura, segundo MetSul. A colheita do trigo ainda não chegou ao fim e muitas áreas já começaram o plantio da safra de verão. Em alguns municípios, o tempo mais frio das últimas semanas ainda impede o cultivo porque a temperatura do solo está muito baixa.

Dia 2 será o mais frio

As mínimas mais baixas serão registradas entre os três primeiros do próximo mês, mas a quarta-feira (2) terá as menores marcas: na região metropolitana, as mínimas serão de 6 e 8 graus; na região das Hortênsias, as temperaturas baixas chegam nos 2 graus; e Campos de Cima da Serra pode ter marcas negativas. As temperaturas tendem a subir gradativamente a partir da quinta-feira (3).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual