Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ALERTA!

Tempestades antecedem chegada de frente fria ao RS

Antes da chegada do fenômeno, correntes de vento devem trazer ar quente principalmente para as regiões dos vales gaúchos

Por Redação
Publicado em: 29.10.2022 às 15:47 Última atualização: 30.10.2022 às 10:13

Uma forte onda de tempestades severas deve anteceder o ingresso, na próxima semana, de uma massa de ar frio atípica para esta época do ano no Brasil. De acordo com a MetSul Meteorologia, o cenário é também esperado na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e na Bolívia, e deve ser acompanhado de vendavais e granizo.

Tempestades antecedem chegada de frente fria no RS
Tempestades antecedem chegada de frente fria no RS Foto: João Linden/Especial


No Rio Grande do Sul, a frente fria deve chegar à região de fronteira com o Uruguai entre o meio e o final da manhã de domingo (30). Já durante a tarde e a noite, a instabilidade deve se deslocar por grande parte do Estado. Contudo, pancadas de chuvas e temporais isolados já são esperados durante o período da tarde para noite deste sábado (29) em diversas regiões. No Estado, o risco de temporais é mais alto na metade Norte. 

Antes da chegada das tempestades, no entanto, correntes de jato devem trazer ar quente, principalmente para as regiões dos vales gaúchos. Com isso, as máximas ficarão ao redor dos 35 graus, podendo superar esta temperatura em algumas cidades. O avanço de uma massa de ar frio muito forte sobre uma massa de ar muito quente é, contudo, um dos cenários mais perigosos para fortes tempestades - já que é gerado um padrão divergente de vento na dianteira do sistema. Segundo explica o portal meteorológico, esse é exatamente o cenário que deve ser encontrado no começo da próxima semana.

Além disso, conforme a MetSul, uma das principais preocupações por conta do avanço desta frente fria é a ocorrência de vendavais em alguns locais, já que há a possibilidade de rajadas destrutivas próximas ou acima de 100 quilômetros por hora. Além disso, há também previsão de que ocorra queda de granizo. A ocorrência destes fenômenos pode trazer danos como queda de árvores, falta de luz, destelhamentos e colapsos de estruturas, destacam os especialistas do portal meteorológico. Tornados também não são descartados, já que a frente fria virá acompanhada de uma corrente de vento. 

No Sul do País, é esperado chuva deste fim de semana até a noite de segunda-feira (31). Nesta região, os acumulados devem ser varidos, havendo volumes baixos em alguns pontos e muito altos em outros. Os locais com volumes de chuva elevados devem acompanhar os temporais fortes localizados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual