Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul TEMPO QUENTE

Governo gaúcho alerta para efeitos da bolha de ar seco que causa calor brutal

Entre os riscos da condição meteorológica estão baixa na umidade do ar, temporais e aumento nas ocorrências de incêndio

Por Júlia Taube
Publicado em: 07.12.2022 às 15:11 Última atualização: 07.12.2022 às 15:29

O governo gaúcho emitiu alerta para os efeitos da forte onda de calor causada por uma bolha de ar seco que avança pelo Estado. O comunicado da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) trata das condições hidrometeorológicas para todo o RS.

De acordo com a MetSul Meteorologia, os termômetros devem alcançar a marca de 40°C a 42°C na sexta-feira (9) e sábado (10).

Bolha de ar seco traz calor brutal ao RS
Bolha de ar seco traz calor brutal ao RS Foto: Diego Rosa/GES

Entenda

As temperaturas elevadas ocorrem por conta da alta pressão atmosférica, que tende a segurar o ar quente e o leva para a superfície. De acordo com a meteorologista Estael Sias, a bolha de ar seco que se expande pelo Rio Grande do Sul e provoca o calor é formada por diversos fatores. "É o terceiro ano seguido de La Niña e a seca mais severa que tem no centro norte da Argentina", explica.

Efeitos


Com o ar mais quente predominando no Estado, a umidade do ar também ficará baixa, entre 12 e 20%, de acordo com o documento divulgado pela Sema. Com isso, a meteorologista chama atenção para o risco de temporais na região do Vale do Sinos, especialmente na segunda (12) e terça-feira (13).

Além disso, a Sema alerta para o risco de ocorrência de queimadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual