Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ALERTA

PREVISÃO DO TEMPO: Ciclone extratropical traz temporal, chuva forte e ventos de até 100 km/h

Projeção é de acumulados de um a dois meses concentrados em pouco mais de 24 horas. Veja quais as regiões que devem registrar os maiores acumulados

Publicado em: 14.06.2023 às 10:55 Última atualização: 14.06.2023 às 11:39

A partir desta quarta-feira (14), um ciclone extratropical se forma no Oceano Atlântico. Apesar da formação ocorrer entre São Paulo e Paraná, o fenômeno terá maior impacto entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir de quinta (15), conforme a MetSul Meteorologia.


Dia chuvoso na área central de Novo Hamburgo
Dia chuvoso na área central de Novo Hamburgo Foto: Igor Müller/GES-Especial

Entre quinta e sexta (16), o ciclone avança em direção ao RS "com elevado risco". Nesse trajeto, o fenômeno provoca pulsos de chuva forte a torrencial com grandes volumes de precipitação em poucas horas. A previsão é de chuva excessiva para o sul catarinense e nordeste gaúcho.

Segundo a MetSul, a projeção é de acumulados de um a dois meses concentrados em pouco mais de 24 horas – isso sem levar em conta a precipitação desta quarta, que já deixa o solo encharcado e eleva o nível dos rios. 

Vento ao redor de 100km/h

O vento ganha intensidade, com rajadas que podem oscilar ao redor de 100km/h. As cidades do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul tem maior risco de vento forte – principalmente entre Florianópolis e Tramandaí.

Ciclone extratropical pode trazer temporal ao RS
Ciclone extratropical pode trazer temporal ao RS Foto: Reprodução/MetSul

Cenário de perigo

Portanto, os meteorologistas advertem para um cenário de perigo, sobretudo, entre quinta e sexta em trechos do Planalto sul catarinense, Campos de Cima da Serra e litoral sul de Santa Catarina, bem como no litoral norte do Rio Grande do Sul. O fenômeno poderá resultar em trombas d'água no mar e em lagoas.

Nesse período, cidades como São José dos Ausentes, Timbé do Sul, Turvo, Cambará do Sul, Itati, Silveira, São Francisco de Paula poderão ter acumulados entre 200 e 300 mm.

Volumes tão altos podem gerar deslizamentos de terra, queda de barreiras além do enchimento de rios e arroios. Ainda de acordo com MetSul, a chuva poderá contribuir para elevação da bacia do Rio dos Sinos e em menor escala na bacia do Taquari.

Além da quantidade de precipitação, não se descarta a probabilidade de granizo devido a atmosfera fria.


Previsão para a região metropolitana

As cidades da Grande Porto Alegre podem enfrentar chuva forte a torrencial entre a noite de quinta e a manhã de sexta.

A MetSul alerta para os municípios do Vale do Paranhana, que tem maior potencial de volumes excessivos de precipitação. A projeção é de 100 a 200 mm.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual