Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul RIO GRANDE DO SUL

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva eleva nível dos rios e ciclone extratropical coloca Defesa Civil em alerta na região

Previsão é de mais chuva e vento forte entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira

Publicado em: 15.06.2023 às 22:28 Última atualização: 15.06.2023 às 23:19

A chuva registrada ao longo de quase toda a quinta-feira (15) na metade leste do Rio Grande do Sul, incluindo Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte, já eleva o nível dos rios nas regiões do Vale do Sinos e do Caí. A formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha vai trazer ainda mais chuva e vento forte para a região, o que deixa a Defesa Civil em alerta.


Há risco de chuvas fortes e inundações para esta sexta-feira
Há risco de chuvas fortes e inundações para esta sexta-feira Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca a região em alerta vermelho e a MetSul Meteorologia chama atenção para risco de transtornos nas próximas horas. Segundo a meteorologista Estael Sias, deve chover e ventar forte em toda a região entre Porto Alegre, Serra e Litoral Norte especialmente entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (16).

Segundo ela, o volume acumulado de chuva pode inclusive superar a marca de 100 milímetros em poucas horas. As rajadas de vento podem se aproximar dos 100 quilômetros por hora inclusive nos Vales do Sinos e do Paranhana. Há alertas de atenção para cheias de arroios e áreas de encosta.

NOITE DE QUINTA-FEIRA TERMINA COM TRANSTORNOS CAUSADOS PELA CHUVA NA REGIÃO

Na medição das 21h15 desta quinta-feira o nível do Rio dos Sinos era de 2,48 metros em São Leopoldo. O chamado "nível de normalidade" é entre 2 e 2,5 metros. Considerando a chuva que cai sobre toda a região, até o início da madrugada desta sexta-feira o Rio dos Sinos já estará acima do nível normal em São Leopoldo. Segundo a Defesa Civil do município, neste ano o menor nível do rio foi de 0,29 metro no dia 14 de fevereiro e, o maior, 4,42 metros no dia 12 de março.


Em Novo Hamburgo, segundo o último boletim da Defesa Civil, o nível do Rio dos Sinos já se aproximava dos 4 metros, o que também é considerado normal. Até o fim da tarde desta quinta foram registrados 35 milímetros de chuva na cidade. "Nas áreas de encosta sempre há o agravamento de risco de movimentos de massa. Se confirmando a ocorrência de volumes maiores de chuva, intensificaremos nosso monitoramento nestas áreas inicialmente, visto que nas condições atuais o Rio dos Sinos está em uma cota segura", reforça o chefe da Defesa Civil de Novo Hamburgo, Arci Fetter Júnior.

Em Campo Bom, o encarregado da estação meteorológica da cidade, Nilson Wolff, informou que entre 9 e 22 horas desta quinta-feira a precipitação acumulada foi de 77,4 milímetros. À noite o nível do Rio dos Sinos em Campo Bom já era de 3,56 metros. "Preocupante a situação do nível do Rio dos Sinos. Sinaliza enchente, pois está chovendo na mesma intensidade na nascente do rio", informou Wolff.

Em Canoas, a Defesa Civil e o Escritório de Resiliência Climática do município estão em alerta para o risco de chuvas fortes. “Embora os estoques de donativos estejam baixos, temos os kits para entregar para quem precisa. Pedimos que os canoenses entrem em contato conosco tanto para pedir ajuda, como para fazer doações”, enfatiza o coordenador da Defesa Civil Igor Sousa.


Nível do Rio Caí em Bom Princípio está em elevação, segundo Defesa Civil
Nível do Rio Caí em Bom Princípio está em elevação, segundo Defesa Civil Foto: Defesa Civil/Divulgação

Em Bom Princípio, no Vale do Caí, o nível do Rio Caí estava em 5,80 metros, segundo a Defesa Civil do município. O coordenador Paulo Renato Mayer Portinho informa que é considerado normal. Bom Princípio entra em alerta quando o nível do Caí chega aos 8 metros. Normalmente sai do leito quando alcança os 10 metros. "O rio está com velocidade, o que é bom", informa.

Em Taquara, o Grupo de Ação Emergencial se reuniu nesta quinta-feira para traçar um plano de medidas caso o município venha a sofrer com os efeitos do ciclone extratropical. "Foram reforçadas as compras de novos capacetes, botas e capas de chuva para uma possível ação", informou a prefeita Sirlei Silveira.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual