Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ALERTA DO TEMPO

CICLONE: Quando será o pico e qual a velocidade da ventania prevista para atingir o RS?

Com as velocidades de vento projetadas, pode se antecipar a ocorrência de falta de luz e a possibilidade altíssima de queda de árvores e postes, além de danos estruturais, como destelhamentos

Publicado em: 11.07.2023 às 16:45 Última atualização: 12.07.2023 às 00:19

Desde a semana passada, meteorologistas alertam para a formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta semana. Conforme a Metsul Meteorologia, o fenômeno deve atuar sobre o continente nesta quarta-feira (12) e deve atingir o pico entre a madrugada e o começo da tarde da quinta-feira (13).

ESTRAGOS NO OESTE DE SANTA CATARINA REFORÇAM ALERTA PARA O RIO GRANDE DO SUL


Meteorologistas alertam para a possibilidade de queda de árvores e postes devido a ventania | Jornal NH
Meteorologistas alertam para a possibilidade de queda de árvores e postes devido a ventania Foto: Cristiano Abreu/GES-especial


Publicidade
Além dos dois estados do extremo sul do Brasil, os efeitos das rajadas de ventos poderão atingir também o leste do Paraná e até mesmo São Paulo e Rio de Janeiro. Com a previsão de mau tempo, Novo Hamburgo suspendeu as aulas da rede municipal por dois dias

Sobre a velocidade da ventania prevista, a MetSul prevê que, na quarta-feira, a maioria das cidades do RS terá, em média, de 50 a 80 km/h. No entanto, com a atuação do ciclone, as rajadas de ventos se intensificarão. Os meteorologistas pontuam que o campo de atuação deste fenômeno será extenso no território gaúcho, fazendo com que áreas que não costumam ter ventania de ciclone, como do centro para o oeste do Estado, possam registrar rajadas de vento de 80 ou 90 km/h.

"O pior do vento ocorrerá no Leste gaúcho com rajadas que devem ficar perto e acima de 100 km/h em muitos pontos, especialmente na costa, na área de entorno da Lagoa dos Patos, inclusive em Porto Alegre, e nos pontos mais próximos da costa dos Campos de Cima da Serra", explica a Metsul.

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP!

Para além dos ventos intensos, os especialistas alertam para a possibilidade de raios, queda de granizo e enchentes, devido ao grande volume de chuva previsto para um curto espaço de tempo no Estado. As projeções indicam que, em algumas localidades, o acumulado seja de 100 mm.

Velocidade dos ventos nas regiões gaúchas

Segundo a Metsul, em Porto Alegre e parte sul da região metropolitana, o vento médio previsto é entre 70 e 90 km/h, mas em alguns pontos as rajadas podem atingir marcas mais altas, ficando com velocidade entre 100 e 110 km/h, sobretudo mais ao sul da capital e locais, perto da Lagoa dos Patos.

Já na costa do litoral gaúcho, os ventos podem atingir velocidade entre 80 e 100 km/h. Porém, assim como na região metropolitana, algumas áreas da faixa costeira podem ter rajadas de 110 km/h ou mais. Conforme a Metsul, no litoral, a ventania mais intensa deve acontecer em Rio Grande e em Torres.

Nos Campos de Cima da Serra, na borda da Serra, a mais de mil metros de altitude, os ventos devem ficar acima de 100 km/h em alguns trechos.

Quais os impactos dos fortes ventos?

A MetSul enfatiza que, com as velocidades de vento projetadas para este episódio, há possibilidade altíssima de quedas de árvores e postes. Por isso, o impacto na rede elétrica pode ser significativo, com grande número de pessoas atingidas por quedas de luz no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O vento pode causar ainda danos estruturais, como destelhamentos e colapso de estruturas.

Os meteorologistas explicam que isso acontece porque o vento de um ciclone é muito diferente do vento de um temporal. Normalmente, temporais, como os de verão, trazem vento forte a intenso durante segundos ou minutos, mas que pode ser em alguns casos violento e causar danos. No ciclone, as rajadas fortes a intensas sopram por várias horas seguidas. O vento sopra muito forte, diminui, volta a ser bastante intenso, diminui novamente e assim segue por horas. 

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual