Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PREVISÃO DO TEMPO

CICLONE: Temporais no Oeste de Santa Catarina reforçam risco de estragos no RS ao longo desta quarta

Ao menos três municípios catarinenses decretaram situação de emergência; Defesa Civil reforça alerta para as próximas horas

Publicado em: 12.07.2023 às 00:00 Última atualização: 12.07.2023 às 00:32

Os temporais que atingiram a região oeste de Santa Catarina nesta terça-feira (11) trazem um alerta importante para o Rio Grande do Sul, onde um ciclone extratropical está em formação. O fenômeno trará ainda mais instabilidade à região, com risco elevado de vendaval e chuva forte nesta quarta-feira (12).

A Defesa Civil Nacional alerta para vento de 100 quilômetros por hora na Região Metropolitana de Porto Alegre e a Marinha fala em ondas de quatro metros no Litoral Norte. Cidades como Novo Hamburgo suspenderam as aulas na rede municipal. Clique aqui e saiba a rota que deve ser percorrida pelo ciclone no Estado.

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP!


Em Herval d'Oeste, salão comunitário na zona rural ficou parcialmente destruído | Jornal NH
Em Herval d'Oeste, salão comunitário na zona rural ficou parcialmente destruído Foto: Defesa Civil de SC

Segundo boletim da Defesa Civil de Santa Catarina divulgado no fim da noite desta terça-feira, os municípios de Iraceminha, Flor do Sertão e Maravilha, no extremo oeste do Estado, decretaram situação de emergência após serem atingidos por forte tempestade de granizo.

Em Flor do Sertão ao menos 15 casas foram destelhadas e a Defesa Civil precisou distribuir 1.600 metros quadrados de lona. Em Iraceminha houve muito transtorno na zona rural. Também foram distribuídos 1.600 metros quadrados de lona para moradores atingidos. No município de Maravilha ao menos 30 casas tiveram os telhados destruídos pelo granizo. A Defesa Civil e os Bombeiros contabilizam a distribuição de mais de 6 mil metros quadrados de lona. Também foram registrados alagamentos em Maravilha e região.

Mais cedo o temporal já havia atingido municípios como Saudades – na região de Chapecó – e Cunhataí. Em Herval d'Oeste, segundo a MetSul Meteorologia um tornado causou destruição em uma localidade rural. O salão da comunidade de Canhada Funda, a quatro quilômetros do Centro da cidade, teve o telhado arrancado pelo vento. Algumas paredes caíram. Na mesma localidade árvores chegaram a ser arrancadas pela força do vento. A Defesa Civil de SC atribuiu os estragos a uma microexplosão.

"Alta probabilidade de novas tempestades", alerta MetSul

Segundo a MetSul, na madrugada desta quarta-feira (12) "as condições atmosféricas se deterioram muito" na metade norte do Rio Grande do Sul, situação que deve avançar em direção ao Centro do Estado no decorrer da manhã. "É altíssima a probabilidade de novas tempestades localmente fortes a severas especialmente durante a quarta-feira", adverte a MetSul.

De acordo com a empresa de meteorologia, modelos indicam um corredor de vento quente muito intenso sobre o Paraguai, o Noroeste gaúcho, o Oeste catarinense e o Oeste do Paraná. Esta condição "agrava o risco de episódios severos isolados de vento como tornados e microexplosões", salienta a MetSul, acrescentando que a baixa pressão atmosférica por conta do ciclone é um agravante a mais.


Encontro de massas de ar frio e quente aumenta risco de tempestades no RS | Jornal NH
Encontro de massas de ar frio e quente aumenta risco de tempestades no RS Foto: MetSul/Divulgação

Encontro do ar frio com o ar quente aumenta risco

Para piorar, da tarde para a noite desta quarta-feira o frio que avança pelo Nordeste da Argentina vai encontrar o ar mais quente que está sobre boa parte do Brasil. "O contraste de temperatura e umidade com uma frente fria avançando, a pressão muito baixa com o ciclone sobre o Rio Grande do Sul e o jato de baixos níveis criarão as condições ideias para fenômenos severos de vento muito localizados", reforça a MetSul.

Conforme a avaliação deste cenário pela MetSul, o maior risco de vendavais, tornados ou ainda microexplosões se dará em províncias do Nordeste argentino, como Corrientes e Misiones, no Paraguai, no Noroeste e no Norte gaúcho, no Oeste e Meio-Oeste catarinense e no Oeste do Paraná.

Igor Müller

Entre em contato com
Igor Müller

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual