Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PREVISÃO DO TEMPO

Confira a rota do ciclone que irá se formar sobre o RS nesta quarta-feira

Segundo a MetSul, cidades gaúchas devem ser atingidas por chuva forte e rajadas de vento que podem passar dos 100 km/h

Publicado em: 11.07.2023 às 16:44 Última atualização: 12.07.2023 às 00:21

O ciclone extratropical esperado para esta quarta-feira (12) na região Sul do País deve permanecer sobre o Rio Grande do Sul até a quinta (13), quando segue em direção ao Oceano Atlântico. Para os próximos dias, a previsão é de chuva forte e ventania, com rajadas que podem passar do 100 km/h em algumas cidades gaúchas, segundo a MetSul Meteorologia. Clique aqui e faça parte da comunidade do Jornal NH no WhatsApp.

ESTRAGOS NO OESTE DE SANTA CATARINA REFORÇAM ALERTA PARA O RIO GRANDE DO SUL

Rota do ciclone | Jornal NH
Rota do ciclone Foto: Arte Alan Machado/GES

A rota 

No começo desta quarta, uma área de baixa pressão se desloca do Norte da Argentina para o Oeste e Noroeste do RS. Ao longo do dia, o centro de baixa pressão começa a avançar sobre o território gaúcho, dando início à formação de um ciclone.  


Publicidade
No fim da quarta-feira, o centro do ciclone vai estar sobre a região de Porto Alegre, área em que a instabilidade aumenta consideravelmente da tarde para a noite. O alerta inclui o Vale do Sinos. Em Novo Hamburgo, a Prefeitura chegou a suspender as aulas da rede municipal por dois dias por conta da previsão de tempestade.

Já na quinta, o ciclone se desloca em direção ao mar, onde se intensifica. Durante o dia, estará a leste do Rio Grande do Sul, na região litorânea. Segundo a MetSul, apesar de se afastar rapidamente do continente, irá provocar mais um dia de chuva intensa e ventania.

Vento forte irá além do RS e de SC

De acordo com a MetSul, ciclones extratropicais são capazes de gerar vento mesmo a milhares de quilômetros de distância do seu centro. Desta vez, o vento do ciclone que se forma no Sul do País poderá ser sentido em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, tamanha a intensidade do sistema. Segundo a Defesa Civil Nacional, a região litorânea será a área mais atingida nesses locais.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os estados mais afetados pelo vento forte, porém, o Leste do Paraná também deve sentir os reflexos do sistema, primeiro com ventania e, depois, com o ingresso de ar frio acompanhado de rajadas de vento.

Joyce Heurich

Entre em contato com
Joyce Heurich

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual