Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul TEMPORAIS

PREVISÃO DO TEMPO: Ciclone se aproxima do RS e próximos dias serão de chuva intensa e ventos de até 100 km/h

Confira como será o restante da semana no Estado e quando a instabilidade se afastará do Sul do Brasil

Publicado em: 11.07.2023 às 08:36 Última atualização: 11.07.2023 às 21:48

A chuva atinge a maioria dos municípios gaúchos nesta terça-feira (11). A previsão é que o mau tempo siga até sexta-feira (14), com risco de temporais, chuva intensa e a atuação de um ciclone extratropical de grandes proporções que vai trazer vento forte para o Rio Grande do Sul.

Previsão do tempo para a semana

Nesta terça, a chuva chega da tarde para a noite no Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, a atmosfera fica mais instável e chove em vários pontos, principalmente na Metade Norte. Muitas nuvens cobrem o RS com predomínio do céu nublado a encoberto durante o dia, que terá máxima de 18°C na região metropolitana de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP!

O período crítico da instabilidade começa na quarta-feira (12), quando o ciclone começa a se formar sobre o Rio Grande do Sul. Haverá chuva generalizada, com elevados volumes em um curto período. A chuva atinge primeiro a Metade Norte de manhã e chega aos demais municípios da tarde para a noite. Há chance de temporais isolados com vendavais. À noite, o vento se intensifica no Estado com rajadas fortes a localmente intensas.


Publicidade
Na quinta-feira (13), o ciclone migra para o mar, onde se intensifica, e estará a Leste do Rio Grande do Sul durante o dia. "O deslocamento do sistema para Leste-Sudeste será rápido, ou seja, vai se afastar rapidamente do continente, mas pela sua grande intensidade e o seu vórtice de nebulosidade ainda sobre o continente provocará intensa ventania e chuva", destaca o meteorologista Luiz Nachtigall. 

Os acumulados serão de 50 a 100 milímetros na quinta, que terá chuva forte até o início da tarde. O vento ganha muita força com rajadas, em média, de 50 km/h a 80 km/h na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul. O vento por vezes forte a intenso atingirá quase todo o Estado pelo campo de vento muito extenso do ciclone. O pior do vento ocorrerá no Leste gaúcho com rajadas que devem ficar perto e acima de 100 km/h em muitos pontos, inclusive em Porto Alegre.

Na sexta-feira (14), o tempo melhora na maior parte do Sul do Brasil com sol e nuvens, mas ainda tem instabilidade com sol e chuva no Leste gaúcho em parte do dia. Não se afasta precipitação invernal, com neve e chuva congelada no começo do dia nas áreas de maior altitude, especialmente entre os Aparados da Serra e o Planalto Sul catarinense.

Kassiane Michel

Entre em contato com
Kassiane Michel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual