Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PREVISÃO

CICLONE: A chuva passou? Veja o que esperar do tempo ao longo desta quinta-feira

Ainda pode chover forte na Região Metropolitana de Porto Alegre até o início da manhã; vento vai ganhar muita força

Publicado em: 13.07.2023 às 00:19

O primeiro dia de atuação do ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul foi de muita chuva e temporais isolados em quase todas as regiões. Segundo a Defesa Civil do Estado, nesta quarta-feira (12) mais de 7 mil imóveis ficaram total ou parcialmente destelhados. No Vale do Rio Pardo houve forte queda de granizo. Já no Noroeste do Estado o vento derrubou árvores e postes. Boletim do fim da noite apontava cerca de 160 mil clientes da RGE e CEEE Equatorial sem energia elétrica.


Ciclone provoca chuva em Novo Hamburgo nesta quarta-feira | Jornal NH
Ciclone provoca chuva em Novo Hamburgo nesta quarta-feira Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

A Defesa Civil mantém alerta máximo para todo o território gaúcho nesta quinta-feira (13). Não por acaso, a Secretaria Estadual de Educação e muitas prefeituras decidiram suspender as aulas ao longo do dia. Clique aqui, faça parte da comunidade do Jornal NH no WhatsApp e receba notícias em primeira mão no seu smartphone.

Segundo a MetSul Meteorologia, à medida em que o ciclone avança sobre o Oceano Atlântico nas primeiras horas desta quinta as chances de chuva diminuem e o risco de vendaval aumenta. Mas isso não significa que a chuva passou. Por volta das 23 horas chovia torrencialmente na região de Cachoeira do Sul, no Centro do Estado.

Vai ventar muito forte em todas as regiões do Estado ao longo desta quinta-feira. E conforme a meteorologista Estael Sias, não se trata de vento de temporal, que é forte e passageiro. "O vento de circulação ciclônica tem rajadas fortes a intensas que duram horas seguidas", adianta Estael. Segundo ela, no começo da noite desta quarta os ventos ciclônicos já eram percebidos na Campanha: Bagé teve rajadas de 76 quilômetros por hora perto das 19 horas.

"O vento desta quinta será forte a intenso em grande parte do Estado, com rajadas de 60 km/h a 90 km/h na maior parte dos municípios, o que trará enorme impacto no setor elétrico. Cidades do Centro, da Campanha, do Oeste e do Norte do estado terão rajadas de até 90 km/h. No Sul gaúcho, em muitos pontos, de 80 a 100 km/h e isoladamente superiores", resume a especialista. Pontos do Litoral Norte gaúcho e do sul de Santa Catarina poderão ter rajadas de até 120 km/h.

Quando será o pior momento do vendaval?

Segundo a meteorologista, o pior do vento se dará entre a madrugada e o meio da tarde desta quinta-feira, com picos pela manhã na maioria das cidades. "À tarde o vento enfraquece na maioria das áreas, mas ainda sopra com rajadas, mais esporádicas, no Leste no Nordeste gaúcho. À noite, com o ciclone mais longe, o vento será fraco a moderado em quase todos os municípios", resume.

A MetSul Meteorologia alerta que "devem ser esperados transtornos como quedas de muitas árvores e postes, colapso de estruturas e destelhamentos. Com vento forte mais abrangente que o comum em ciclones e rajadas intensas em muitos locais por muitas horas seguidas, problemas na rede elétrica no Rio Grande do Sul podem ser de grande escala".

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual