Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul MONITORAMENTO

CICLONE: Rio Caí tem risco de inundação em São Sebastião do Caí e Montenegro

Boletim do Serviço Geológico que monitora a bacia aponta que transbordo pode acontecer no início da manhã; veja vídeo do fluxo de água no Arroio Forromeco, afluente do Rio Caí

Publicado em: 13.07.2023 às 00:14 Última atualização: 13.07.2023 às 00:56

As águas do Rio Caí seguem subindo rapidamente devido às chuvas ocasionadas pelo ciclone extratropical que está sobre o Rio Grande do Sul desde esta quarta-feira (12). Durante a noite a Defesa Civil do Estado emitiu alerta para inundação do rio, que está em rápida elevação a partir de Vale Real. O alerta é válido até 20 horas desta quinta-feira (13).


Arroio Forromeco, em São Vendelino, que deságua no Rio Caí, chegou a 4,26 metros nesta noite | Jornal NH
Arroio Forromeco, em São Vendelino, que deságua no Rio Caí, chegou a 4,26 metros nesta noite Foto: Defesa Civil

Um boletim de monitoramento de dados da Bacia do Caí, do Serviço Geológico do Brasil, reforça o alerta ao apontar que a previsão para as 7 horas desta quinta é de que o nível do rio deva atingir 11,77 metros em São Sebastião do Caí, ocasionando o transbordamento. Dados do serviço apontavam que às 23 horas o rio estava em 8,22 metros, ou seja, na cota de alerta. A cota de inundação é 10,5 metros.


Publicidade
De forma preventiva, ainda na tarde de quarta, a Prefeitura iniciou a retirada das famílias ribeirinhas de suas casas para abrigos.

Em Montenegro, o nível do rio estava em 3,87 metros às 22h30. O boletim estima que pela manhã o nível alcance 5,43 metros, pouco mais de meio metro abaixo da cota de inundação, que é de 6 metros. A prefeitura emitiu alerta de enchente. 

"Moradores das áreas mais baixas devem erguer seus móveis, pois a chance de transbordamento é alta. Quem precisar de ajuda para deixar sua casa pode ligar para o número 193 dos Bombeiros", orienta o coordenador da Defesa Civil, Clóvis Pereira.

Em São Vendelino, o nível do Arroio Forromeco também surpreendeu. Às 20h45, chegou aos 4,26 metros. Por volta das 23 horas, no entanto, o nível já havia recuado para 3,49 metros. Esse dado também reforça a gravidade que pode chegar a situação nas cidades abaixo deste município, pois as águas do arroio desaguam no Rio Caí.

 

Suélen Schaumloeffel

Entre em contato com
Suélen Schaumloeffel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual