Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul OPERAÇÃO POLICIAL

Foragido do RS é capturado em restaurante de luxo de São Paulo após fugir de "prisão domiciliar humanitária"

Marizan de Freitas, o Maria, 35 anos, é uma das lideranças de facção do Vale do Sinos e considerado um criminoso de alta periculosidade pelas autoridades

Publicado em: 31.07.2023 às 09:45

Considerado um dos líderes da facção Os Manos, do Vale do Sinos, Marizan de Freitas, o Maria, 35 anos, foi capturado na tarde deste domingo (30) em São Paulo após fugir da "prisão domiciliar humanitária". A prisão foi confirmada pela Polícia Civil em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (31). 


Marizan de Freitas | Jornal NH
Marizan de Freitas Foto: Reprodução/Arquivo


Publicidade
Ele recebeu o benefício da Justiça no dia 14 de julho deste ano para realizar uma cirurgia no último dia 18 e estava em Capão da Canoa, no litoral norte, de onde fugiu na última quinta-feira (27). Segundo a Polícia, a intenção dele era ir para fora Brasil. Para sair do País, ele receberia a ajuda de integrantes de uma organização criminosa de São Paulo. O destino seria o Peru.

Na capital paulista, ele estava frequentando estabelecimentos de luxo e circulando em carros de alto valor aquisitivo. No momento da prisão, conforme a Polícia, ele almoçava com a esposa em um restaurante de luxo. A captura foi feita pela Polícia gaúcha, com apoio da Polícia Civil de São Paulo. 

Ele foi levado de volta para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

Passagem por penitenciária federal

Devido a sua periculosidade, Freitas chegou a ser levado para uma penitenciária federal em março de 2020. A transferência dele e de outros 17 detentos foi feita em uma megaoperação. Na época, o destino não foi divulgado pelas autoridades. Ele foi trazido de volta para o Rio Grande do Sul e, atualmente, estava na Pasc.

Condenado pelos crimes de tráfico de drogas e tentativa de homicídio, Freitas soma 38 anos e três meses de pena. Do total, ele cumpriu cerca de um terço. 

Segunda captura em uma semana

Outro foragido que recebeu o benefício de cumprir prisão domiciliar só foi capturado cinco meses após romper a tornozeleira eletrônica. Condenado a 243 anos de prisão por crimes como homicídios, roubos a joalherias e em depósitos de celulares, furtos e por coordenar o tráfico de drogas na região noroeste do Rio Grande do Sul, Sandro Alixandro de Paula, conhecido como Zoreia, de 43 anos, foi capturado no início da semana. A Polícia Civil gaúcha considerava o homem como o foragido número 1 do Estado. 


Criminoso condenado a 243 anos de prisão é capturado 5 meses após fugir de penitenciária de alta segurança do RS | Jornal NH
Criminoso condenado a 243 anos de prisão é capturado 5 meses após fugir de penitenciária de alta segurança do RS Foto: Polícia Civil

Segundo a Polícia, ele foi capturado na segunda-feira (24) no distrito de Mosqueiro, na cidade de Belém do Pará. O delegado Gabriel Casanova explica que Zoreia era considerado foragido desde o dia 7 de fevereiro deste ano. "Recebeu o benefício de cumprir prisão domiciliar para tratar de questões de saúde e rompeu a tornozeleira 24 dias após obter o benefício." O homem também cumpria pena na em Charqueadas. 

Kassiane Michel

Entre em contato com
Kassiane Michel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual