Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul CATÁSTROFE NO RS

LULA VEM? Governo federal anuncia nova visita ao Vale do Taquari na próxima semana

Presidente é alvo de críticas por não ter visitado a região gaúcha onde quase 50 pessoas morreram em decorrência da enchente no início de setembro

Publicado em: 20.09.2023 às 17:07 Última atualização: 20.09.2023 às 18:01

O governo federal prepara uma terceira visita de ministros e técnicos ao Rio Grande do Sul para conferir os impactos das tempestades que mataram ao menos 49 pessoas no início do mês. Segundo a Defesa Civil gaúcha, as cidades de Muçum (16) e Roca Sales (12), ambas no Vale do Taquari, concentram a maioria dos óbitos.

MEDIDA PROVISÓRIA ABRE R$ 360 MILHÕES NO ORÇAMENTO PARA SOCORRO AO ESTADO


Voluntários seguem trabalhando na reconstrução de Muçum e Roca Sales | Jornal NH
Voluntários seguem trabalhando na reconstrução de Muçum e Roca Sales Foto: Luis André Pinto/P. Piratini

O anúncio de que uma nova comitiva do governo federal vai visitar o Estado foi feito nesta quarta-feira (20) pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Ela não falou sobre uma possível presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no RS, o que é pouco provável. Lula deve ser operado no dia 29, em Brasília.

Segundo o ministro, a comitiva do governo estará no Rio Grande do Sul no próximo dia 27, quarta-feira da semana que vem. A decisão da nova viagem ao Estado foi tomada em reunião do presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), com ministros que integram a força-tarefa do governo para auxiliar o Estado.

Segundo Waldez Góes, a comitiva desembarcará no Rio Grande do Sul "para detalharmos um pouco mais com os agentes políticos, prefeitos, equipes nossas envolvidas lá nos planos, como também os empreendedores, seja da área industrial, do comércio, serviços ou da produção em razão dos recursos disponibilizados".

A previsão é que integrem a comitiva os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Paulo Pimenta (Secom), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), além de equipes da Saúde, da Educação, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Publicidade

Acompanhados de técnicos de suas respectivas áreas, os ministros terão reuniões com prefeitos, vereadores, técnicos, secretários municipais, Defesa Civil, além dos representantes das atividades econômicas, como empreendedores do campo, indústria, comércio e serviço.

"Vamos ter a oportunidade de nivelar com o governo do Estado e as prefeituras e discutir de forma mais presencial a estratégia do financiamento, aquele R$ 1 bilhão que o BNDES ficou responsável de formular", adiantou o ministro da Integração.

Waldez Góes ainda disse que "nos reunimos agora com o Banco do Brasil e Caixa Econômica e, na quarta-feira, temos condições de entrar um pouco mais no detalhamento dessas operações, reunindo inclusive empreendedores da região mais atingida".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual