Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo Águas em elevação

Rio dos Sinos bate novo recorde e já passa dos 4 metros em São Leopoldo

Estado de alerta é disparado quando o rio chega a 4,3 metros; Defesa Civil segue observando comportamento das águas, que sobem lentamente, mas sem chuva agora

Publicado em: 03.07.2020 às 14:49 Última atualização: 03.07.2020 às 15:55

O Rio dos Sinos atingiu novo recorde no seu nível em São Leopoldo, chegando a 4,02 metros às 14 horas, nesta sexta-feira, 3 de julho. E as águas seguem em elevação lenta, mas contínua (à zero hora desta sexta-feira o rio estava em 3,78 metros), segundo a medição digital do Sistema de Hidrotelemetria da Rede Hidrometeorológica Nacional.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

A Defesa Civil de São Leopoldo acompanha a evolução do quadro desde o início da semana, quando a partir da última segunda-feira, com as chuvas na região, o Sinos começou a se elevar (foram 2,87 metros somente nos últimos 4 dias - o rio estava em 1,15 metro quando as chuvas começaram no início da noite de segunda-feira).

Mesmo com esta chegada do rio a 4 metros, segundo a Defesa Civil não há ainda risco de alagamento nas áreas ribeirinhas leopoldenses - o nível de alerta é 4,3 metros -, mas o órgão mantém observação constante no rio.

Casa de bombas

Em alerta sobre riscos de alagamento na cidade, a Prefeitura de São Leopoldo encaminhou ofício para Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários de Novo Hamburgo alertando sobre a falta de operação da Casa de Bombas do Arroio Gauchinho, no bairro Santo Afonso, durante a forte chuva que caiu sobre a região na última terça-feira (30).

O arroio é no limite entre os dois municípios e os equipamentos do Sistema de Proteção Contra as Cheias bombeiam e dão mais vazão para a água quando chove muito. O documento foi encaminhado na quarta-feira (1º), através da Superintendência da Defesa Civil . Conforme a prefeitura de São Leopoldo, foi verificado que na manhã de 30 de junho, no momento de chuvas mais expressivas, a Casa de Bombas não estava operando e resultou em alagamentos na região Nordeste de São Leopoldo.

Em Campo Bom

O Rio dos Sinos, na régua digital de Campo Bom do Sistema de Hidrotelemetria da Rede Hidrometeteorológica Nacional, atingiu 6,43 metros, também sua marca mais alta do ano, às 14 horas desta sexta-feira (3). Desde o final da tarde de segunda-feira, quando começaram as chuvas e a elevação do nível o Sinos em Campo Bom subiu mais de 4,79 metros, e há um estado de atenção nas zonas ribeirinhas da cidade com a elevação do rio.

Comportamento do Sinos

Desde segunda-feira, o Rio dos Sinos subiu da marca de 1,15 metro para 4,02 metros nesta manhã de sexta-feira, ou seja, mais de 2,8 metros de elevação no Centro de São Leopoldo. Mesmo com esta rápida elevação, não há ainda risco de alagamento (alerta é 4,3 metros). Há duas semanas, em 17 de junho, o rio já havia atingindo a marca de 2,12 metros, a mais alta até então neste ano de estiagem, que fez o rio “secar” até 0,32m em fevereiro (o nível mais baixo do ano).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.