Publicidade
Notícias | Ser Educação Iniciativa

Suporte pedagógico na pandemia

Projetos da Sicredi Pioneira RS, como A União Faz a Vida, auxiliam gestores da região de forma on-line

Por Bruna Mattana
Publicado em: 07.08.2020 às 03:00 Última atualização: 07.08.2020 às 10:24

.. Foto: Tiago Rodrigues/Prefeitura de Dois Irmãos
Assim como as instituições tiveram que readequar sua maneira de dar aulas em função da pandemia, os programas que prestam apoio educacional também precisaram ser repensados, no intuito de chegar aos educadores e, consequentemente, aos estudantes. Entre eles, está o programa A União Faz a Vida, da Sicredi Pioneira RS, que está presente em 173 escolas nos 21 municípios da área de atuação da cooperativa.

Segundo a coordenadora regional do programa, Bianca Hennemann, A União Faz a Vida tem como base o oferecimento de suporte pedagógico aos professores por meio de uma metodologia de projetos, e faz isso através de formações realizadas pelos assessores pedagógicos.

 

"Os assessores pedagógicos são profissionais da educação contratados pela cooperativa e formados na metodologia do programa pela Fundação Sicredi. Eles realizam a formação da metodologia nas escolas e apoiam os professores a trabalharem por meio de projetos que evidenciem os princípios da cooperação e da cidadania", destaca Bianca.

Entre os princípios da Sicredi Pioneira RS estão a cooperação e cidadania, e valores são baseados no diálogo, respeito às diversidades, empreendedorismo, solidariedade e justiça.

Segundo a coordenadora, diante do cenário imposto pela pandemia, as práticas dos programas da cooperativa precisaram ser revistas. "Optamos por cancelar todos os eventos presenciais. Alguns deles, transformamos em virtuais, como foi o caso de uma habilitação da metodologia para a Educação Infantil e o Curso de Gestores Escolares".

Aproximação de forma virtual

Assessor pedagógico do programa em oito municípios da região, Pablo Silveira destaca as assessorias virtuais. "Estes momentos remotos, utilizando diversas ferramentas digitais, nos aproximaram ainda mais dos professores, pois todos nós estamos lidando com o mesmo desafio neste período: como desenvolver aprendizagem à distância? Juntos, assessores e professores, conseguimos nos apoiar neste momento, pensar estratégias para utilizar na educação remota."

Nova metodologia

Segundo Bianca, em abril, cada assessor pedagógico ofereceu aos gestores escolares a possibilidade de criar uma formação via Google Classroom, com uma jornada de aprendizagem em questões referentes à metodologia de projetos do programa. Após a jornada, cada assessor criou a estratégia de acordo com o município. "Foram realizadas lives com os professores, expositivas e interativas, a fim de manter o vínculo, praticar a escuta atenta e também utilizar conceitos da metodologia do programa para apoiar."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual