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BOAS PRÁTICAS: Fórum Regional de Educação e muitas outras ações

Parceiros do projeto Ser Educação desenvolveram diversas atividades nas últimas semanas. Confira os destaques da página Boas Práticas

Publicado em: 26.06.2023 às 14:49

Mais de 1,5 mil profissionais da área de abrangência da Sicredi Pioneira e atuantes nos Programas de Educação da cooperativa como o União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Cooperação na Ponta do Lápis estiveram reunidos, no último dia 20 de maio, no Fórum Regional de Educação, em Novo Hamburgo. O evento foi um marco para a área educacional da região, oferecendo um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências.

Piangers no Fórum Regional de Educação da Sicredi Pioneira

Realizado na Fenac, o Fórum Regional de Educação da Sicredi Pioneira é um compromisso da Sicredi Pioneira com a qualidade do ensino e o desenvolvimento de uma comunidade mais consciente. Para isso, a cooperativa trouxe uma programação diversificada, abordando os principais temas da área para capacitação e o aprimoramento dos profissionais locais.

Ao todo, o evento colocou à disposição dos educadores seis conexões (painéis), das quais os participantes poderiam escolher duas de acordo com a sua área de atuação e interesse, além da palestra magna “Relações Familiares e a Conexão com a Escola”, com o escritor Marcos Piangers.

Entre os principais temas abordados, estiveram as possibilidades de tempo e espaço na rotina escolar e a inclusão de alunos com necessidades especiais, ambos no âmbito da educação infantil. Além de temas atuais como gestão pedagógica e o ensino híbrido. Uma trilha que sinaliza a importância da atualização constante dos profissionais da educação para acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo.

O Fórum Regional de Educação da Sicredi Pioneira também trouxe experiências de transformação escolar e cases de sucesso. Histórias inspiradoras que demonstraram como é possível transformar significativamente a comunidade escolar para alcançar resultados positivos.

A união faz a vida

O programa promove práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania. Ele ocorre por meio da aplicação da metodologia de projetos e ações pedagógicas, incentivando os alunos a perceberem a sua capacidade de participação como agentes do seu próprio desenvolvimento.

Cooperativas escolares

As cooperativas escolares são associações de estudantes com orientação educacional, podendo desenvolver atividades sociais e culturais em benefício dos associados. O programa estimula os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de objeto de aprendizagem, produção e venda. Os aprendizados dentro de uma cooperativa escolar auxiliam na formação de cidadãos mais solidários, além de futuros líderes de comunidade.

Cooperação na ponta do lápis

O Cooperação na Ponta do Lápis é o Programa Nacional de Educação Financeira da Sicredi, que aplica método COOPS para auxiliar as pessoas passo a passo para a construção de hábitos financeiros sustentáveis.

 

Pesquisadores da Universidade Feevale estão em ranking dos melhores cientistas do mundo

A qualificação dos professores da Universidade Feevale é expressa de várias maneiras; uma das quais é a presença de nomes da instituição em premiações e rankings nacionais e internacionais. Um desses é o AD Scientific Index - World Scientist Rankings - 2023, divulgado pela Alper-Doger Scientific Index, organização independente criada pelos cientistas Murat Alper e Cihan Doger e de cuja lista constam 44 pesquisadores da Feevale. Ao contrário de outros métodos que fornecem avaliações de periódicos e universidades, o índice é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade do pesquisador.

O AD Scientific Index mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos seis anos de pesquisadores com base em pontuações e citações no Google Scholar, entre outros, o que representa sua influência. Além disso, o índice fornece a classificação e a avaliação de cientistas em diversos ramos, em 21.807 universidades de 219 países, proporcionando resultados para categorização e análise.

Para o reitor Cleber Prodanov, o fato de que pesquisadores da instituição figuram no ranking dos mais influentes e importantes do mundo é fruto de um trabalho realizado desde o surgimento da pesquisa na universidade. “A nossa pesquisa sempre teve a característica de ser aplicada às necessidades da sociedade”, afirma.

Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, avalia que “a colocação de tantos professores nesse ranking reflete, de um lado o talento e o esforço individual dos pesquisadores e, de outro, o compromisso da universidade”.

 

Olimpíada de Matemática mobiliza alunos da Fundação Liberato

A prova da 1ª fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi aplicada no dia 30 de maio, no módulo desportivo--cultural da Fundação Liberato, e contou com a participação de 245 alunos de todas as séries. A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Formação fortalece conhecimentos matemáticos

Buscando ampliar e fortalecer o repertório de conhecimentos matemáticos dos professores, a Secretaria de Educação (Smed) de Novo Hamburgo, por meio do Núcleo de Formação Continuada, realizou mais um encontro entre os educadores que participam da proposta intitulada “Vivências e Construções Matemáticas” Recentemente, o grupo acompanhou a palestra da professora Rogéria Gaudêncio Rêgo, da Universidade Federal da Paraíba, que fez contribuições teóricas e práticas, convidando os professores a refletirem sobre a relação entre álgebra, geometria e aritmética e a praticarem exercícios que poderão ser reproduzidos em sala de aula. “Construir conhecimentos matemáticos é um processo de via dupla, não só o professor ensina e não só o estudante aprende.

O currículo da matemática do Ensino Fundamental precisa ser dinâmico, cheio de significados, valorizando os saberes trazidos do cotidiano do estudante, promovendo cidadania, autonomia e construindo estudantes com autoria”, explica a professora e assessora de Matemática da Smed, Cidonia Busatta.

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