BOAS PRÁTICAS: Fórum Regional de Educação e muitas outras ações
Parceiros do projeto Ser Educação desenvolveram diversas atividades nas últimas semanas. Confira os destaques da página Boas Práticas
Mais de 1,5 mil profissionais da área de abrangência da Sicredi Pioneira e atuantes nos Programas de Educação da cooperativa como o União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Cooperação na Ponta do Lápis estiveram reunidos, no último dia 20 de maio, no Fórum Regional de Educação, em Novo Hamburgo. O evento foi um marco para a área educacional da região, oferecendo um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências.
Realizado na Fenac, o Fórum Regional de Educação da Sicredi Pioneira é um compromisso da Sicredi Pioneira com a qualidade do ensino e o desenvolvimento de uma comunidade mais consciente. Para isso, a cooperativa trouxe uma programação diversificada, abordando os principais temas da área para capacitação e o aprimoramento dos profissionais locais.
Ao todo, o evento colocou à disposição dos educadores seis conexões (painéis), das quais os participantes poderiam escolher duas de acordo com a sua área de atuação e interesse, além da palestra magna “Relações Familiares e a Conexão com a Escola”, com o escritor Marcos Piangers.
Entre os principais temas abordados, estiveram as possibilidades de tempo e espaço na rotina escolar e a inclusão de alunos com necessidades especiais, ambos no âmbito da educação infantil. Além de temas atuais como gestão pedagógica e o ensino híbrido. Uma trilha que sinaliza a importância da atualização constante dos profissionais da educação para acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo.
O Fórum Regional de Educação da Sicredi Pioneira também trouxe experiências de transformação escolar e cases de sucesso. Histórias inspiradoras que demonstraram como é possível transformar significativamente a comunidade escolar para alcançar resultados positivos.
A união faz a vida
O programa promove práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania. Ele ocorre por meio da aplicação da metodologia de projetos e ações pedagógicas, incentivando os alunos a perceberem a sua capacidade de participação como agentes do seu próprio desenvolvimento.
Cooperativas escolares
As cooperativas escolares são associações de estudantes com orientação educacional, podendo desenvolver atividades sociais e culturais em benefício dos associados. O programa estimula os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de objeto de aprendizagem, produção e venda. Os aprendizados dentro de uma cooperativa escolar auxiliam na formação de cidadãos mais solidários, além de futuros líderes de comunidade.
Cooperação na ponta do lápis
O Cooperação na Ponta do Lápis é o Programa Nacional de Educação Financeira da Sicredi, que aplica método COOPS para auxiliar as pessoas passo a passo para a construção de hábitos financeiros sustentáveis.
Pesquisadores da Universidade Feevale estão em ranking dos melhores cientistas do mundo
A qualificação dos professores da Universidade Feevale é expressa de várias maneiras; uma das quais é a presença de nomes da instituição em premiações e rankings nacionais e internacionais. Um desses é o AD Scientific Index - World Scientist Rankings - 2023, divulgado pela Alper-Doger Scientific Index, organização independente criada pelos cientistas Murat Alper e Cihan Doger e de cuja lista constam 44 pesquisadores da Feevale. Ao contrário de outros métodos que fornecem avaliações de periódicos e universidades, o índice é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade do pesquisador.
O AD Scientific Index mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos seis anos de pesquisadores com base em pontuações e citações no Google Scholar, entre outros, o que representa sua influência. Além disso, o índice fornece a classificação e a avaliação de cientistas em diversos ramos, em 21.807 universidades de 219 países, proporcionando resultados para categorização e análise.
Para o reitor Cleber Prodanov, o fato de que pesquisadores da instituição figuram no ranking dos mais influentes e importantes do mundo é fruto de um trabalho realizado desde o surgimento da pesquisa na universidade. “A nossa pesquisa sempre teve a característica de ser aplicada às necessidades da sociedade”, afirma.
Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, avalia que “a colocação de tantos professores nesse ranking reflete, de um lado o talento e o esforço individual dos pesquisadores e, de outro, o compromisso da universidade”.
Olimpíada de Matemática mobiliza alunos da Fundação Liberato
A prova da 1ª fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi aplicada no dia 30 de maio, no módulo desportivo--cultural da Fundação Liberato, e contou com a participação de 245 alunos de todas as séries. A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Formação fortalece conhecimentos matemáticos
Buscando ampliar e fortalecer o repertório de conhecimentos matemáticos dos professores, a Secretaria de Educação (Smed) de Novo Hamburgo, por meio do Núcleo de Formação Continuada, realizou mais um encontro entre os educadores que participam da proposta intitulada “Vivências e Construções Matemáticas” Recentemente, o grupo acompanhou a palestra da professora Rogéria Gaudêncio Rêgo, da Universidade Federal da Paraíba, que fez contribuições teóricas e práticas, convidando os professores a refletirem sobre a relação entre álgebra, geometria e aritmética e a praticarem exercícios que poderão ser reproduzidos em sala de aula. “Construir conhecimentos matemáticos é um processo de via dupla, não só o professor ensina e não só o estudante aprende.
O currículo da matemática do Ensino Fundamental precisa ser dinâmico, cheio de significados, valorizando os saberes trazidos do cotidiano do estudante, promovendo cidadania, autonomia e construindo estudantes com autoria”, explica a professora e assessora de Matemática da Smed, Cidonia Busatta.