Publicidade
Opinião

Precisamos de um pacto federativo

Publicado em: 28.06.2023 às 03:00

Como se perde tempo em Brasília. Seja porque muitos nem sabem o que fazer, outros tantos, com as melhores intenções, enroscam-se nos meandros da burocracia ou do mundo jurídico. Fala-se há décadas em reforma administrativa e vai aí mais um tempão de muito debate vazio. Em marcha muito lenta vai tendo sua caminhada a reforma tributária. Nenhuma delas, no entanto, dispensará uma retomada de proposta de um novo pacto federativo, para mim o projeto indispensável.

Tudo acontece no município, onde se faz o investimento, materializa-se a obra e arrecada-se o tributo que a tudo deve sustentar. Só que não funciona assim. Na hora da repartição dos recursos auferidos, a cidade fica apenas com a fatia menor. Antes, o Estado e a União locupletam-se com as parcelas mais significativas. O retorno sempre é pequeno, em prejuízo de quem gerou os fatos tributáveis.

É verdade que os outros projetos, como é o caso da reforma tributária, devem prosseguir pautando debates e votações, pois todos têm extrema significação. Como a construção de um novo pacto federativo não deve ser sufocada pelo novo desenho do mapa dos tributos, este remédio também precisa avançar até o modelo definitivo. Na verdade, a lista de impostos deve estar em sintonia com a repartição do poder entre os entes que compõem a federação.

Não tem sentido o vazio institucional, como não cabe esquecerem-se da inafastável necessidade de harmonia entre as regras que nos dirigirão para a realidade. E que se desfralde a bandeira municipalista como símbolo e inspiração. Não se perca tempo nisso.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Cláudio Brito

Entre em contato com
Cláudio Brito

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual