Publicidade
Opinião

Bicicleta como meio de transporte

Publicado em: 21.07.2023 às 03:00

O histórico do uso da bicicleta como meio de transporte remonta ao início do século XIX, quando Karl Drais criou um veículo rudimentar, de madeira, e ainda sem pedais, utilizando-se da ideia original de Leonardo da Vinci.

Desde então, foram agregados avanços para tornar a bicicleta um meio de transporte viável e competitivo para o exercício da mobilidade urbana. Ao final do século, a revolução industrial levou à produção de bicicletas em massa e a difusão de seu uso como meio de transporte.

Em alguns países europeus como Dinamarca e Holanda, houve uma aderência massiva ao seu uso que perdura até os dias atuais: de acordo com pesquisas recentes, na Holanda, por exemplo, este modal representa cerca de 84% dos deslocamentos da população.

No Brasil as fábricas de bicicletas surgiram na metade do século passado. Com a produção nacional, se tornaram mais acessíveis às classes populares e ficaram estigmatizadas como veículo de uso popular.

Somente no final do século, a bicicleta passou a ocupar um lugar de status, sendo utilizada em maior escala como meio de transporte.

Esta alteração de postura com relação ao seu uso pode ser atribuída a alguns fatores: o debate ecológico, que tem como mote a avaliação dos impactos do consumo humano sobre os recursos naturais e como adequá-lo à capacidade ecológica do planeta; a pressão sobre o sistema viário, em que veículos de pequeno porte como as bicicletas ocupam menor espaço e apresentam maior versatilidade de circulação; ativismo social, que consiste em um conjunto de ideais que defendem os direitos dos ciclistas no uso das vias públicas, como fator de equidade na apropriação do espaço público; e a preocupação com fatores ligados ao sedentarismo da população, visto que os hábitos sedentários têm afetado a saúde da população, enquanto o uso da bicicleta pode ser benéfico para melhorias no estado físico e mental.

Em contrapartida, alguns desafios ainda podem ser percebidos e devem ser superados para tornar a bicicleta um modo de transporte competitivo com potencial de ampliação.

Entre eles, estão: a necessidade de ações de conscientização para superação do preconceito ainda existente no Brasil e que considera a bicicleta um veículo de transporte para população de baixa renda; a falta de segurança para ciclistas; e a importância da criação de marcos legais, como a elaboração de Planos Diretores de Mobilidade Urbana.

Só assim poderemos ter a bicicleta como um veículo regular da população.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual