Publicidade
Opinião

Que bobagem!

Publicado em: 24.08.2023 às 03:00

Sigmund Freud disse: "Quando não somos capazes de entender alguma coisa, procuramos desvalorizá-la com críticas. Um meio ideal de facilitar a nossa tarefa."

O livro Que bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério, de autoria da microbiologista Natália Pasternak e o jornalista Carlos Orsi, desvaloriza a psicanálise e demais saberes, afirmando que são engodos e enganos.

Porém, a comunidade psicanalítica fez um contraponto aos autores, apontando publicações científicas renomadas que demonstram a eficácia terapêutica da psicanálise.

Não há dúvida que os autores ignoram a metodologia científica da psicanálise. Portanto, ela é uma ciência, que influenciou a filosofia, a sociologia, a psicologia, a literatura, o cinema, a arte etc. Isso não é uma opinião, é um fato.

É inegável o legado de Freud, que nos ensinou a entender a mente humana, seus desejos e conflitos inconscientes, deu importância aos sonhos, decodificou a linguagem, analisou as memórias reprimidas e seus impactos na vida cotidiana.

Aliás, foram os psicanalistas que lutaram pela desospitalização dos doentes mentais dos manicômios, onde eram desprezados pelos cientistas.

Por essa razão, a psicanálise se tornou sabidamente uma atividade terapêutica, ou seja, uma prática que se apoia na ciência e se preocupa com a cura do sofrimento psíquico. E também incorporou novas abordagens e métodos. 

Em suma, os argumentos do livro são obsoletos, caindo na vala comum da desonestidade intelectual. Então, pergunto: Os autores leram a obra freudiana?


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Jackson Buonocore

Entre em contato com
Jackson Buonocore

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual