Publicidade
Opinião

Terra e paixão

Publicado em: 30.08.2023 às 03:00

Expointer ou novela? Vida real de milhões de gaúchos, que da terra dependem e com ela convivem com paixão. Nela, tudo que plantam floresce. O suor do dia a dia se transforma em maravilhas que brilham num verdadeiro shopping a céu aberto durante alguns dias.

É o grande encontro entre cidade e campo. Crianças descobrem que o leite vem da vaca, milhares de atores reunidos no mesmo espaço geram sementes para o desenvolvimento industrial comercial, etc. A cultura, normalmente esquecida, também tem seu espaço com apresentações e exposições. Quatro mil animais, mais de 300 expositores da agricultura familiar que apresentam seus saudáveis produtos, representando 80% dos estabelecimentos rurais do Rio Grande do Sul. É a Expointer!

Com o surgimento da Internet, novelas perderam espaço. Eram soberanas e geravam debates. Deveriam ser mais controladas, pois invadem os lares sem pedir licença? Influenciam negativamente as famílias.

Não faz muito tempo, eram questionamentos e afirmações ouvidos em todos os ambientes. Quem matou Odete Roitman? Não era apenas uma curiosidade, mas uma pergunta nacional. Elas não existem mais? Existem e são poderosas. Porém, com a concorrência que surgiu, a audiência caiu muito. E os debates? Com o celular e suas redes sociais, eles desapareceram. Parece estarmos anestesiados. Tudo é normal.

Assim como as redes sociais e tudo que se apresenta, as novelas não deixam de ser uma escola de mau caratismo, falsidade, hipocrisia e interesses materiais. Dizem que retratam a realidade atual. Será? Conheço muito mais gente de bem do que os autores apresentam.

Terra e paixão, a novela. Não é a simbologia da terra que produz e que nos alimenta, mas, sim, sinônimo de ganância e de poder. Prefiro a trilha sonora.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Delmar Backes

Entre em contato com
Delmar Backes

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual