Publicidade
Opinião

Alerta aos pulmões

Publicado em: 31.08.2023 às 03:00

Em todo o mundo, o câncer de pulmão é o mais incidente entre homens e o terceiro entre as mulheres. Por esta razão, campanhas de prevenção e conscientização são de extrema importância.

Como a doença está intimamente relacionada ao tabagismo, evitá-la passa, necessariamente, pela cessação do hábito de fumar, oferecendo informações e apoio ao paciente, sem discriminação ou preconceito. Apesar da relação com o cigarro, esse tipo de câncer também pode ocorrer em pessoas que nunca fumaram. Estudos realizados em diversos países desenvolvidos têm demonstrado uma maior proporção de não tabagistas entre os portadores desses tumores, especialmente em mulheres. Para essa população, os fatores de risco são o tabagismo passivo, poluição ambiental, história familiar da doença e contato com algumas substâncias químicas.

Os sintomas de alerta incluem tosse persistente ou progressiva, sobretudo se seguida de sangue, dor torácica persistente não associada a traumas, falta de ar ou dificuldade para respirar, perda de peso inexplicada e não intencional. Na presença de qualquer um deles, uma avaliação médica deve ser realizada. O tratamento do câncer de pulmão é multidisciplinar e tem avançado muito nos últimos anos. Hoje, menos de 15% dos casos desse tipo de câncer no Brasil são diagnosticados nas fases iniciais, quando a chance de cura é muito maior. Com engajamento e conscientização vamos mudar essa realidade.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual