Publicidade
Opinião

A bandeira do Brasil

Publicado em: 06.09.2023 às 03:00

Conhecer a bandeira do Brasil e o seu simbolismo é um mergulho na historia. Começamos contando o início e como tal, entender a forma como tudo começou. O projeto da criação da bandeira é de autoria do professor Teixeira Mendes, seguidor de Augusto Comte e presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Recebeu a contribuição de Miguel Lemos e do professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia. O desenho, feito pelo pintor Décio Vilares, teve a participação confiada a um litógrafo francês.

Temos dez bandeiras históricas do nosso país. A bandeira atual é a bandeira da República Federativa do Brasil, mantêm em sua essência a configuração e as cores da bandeira do Império: losango amarelo, sem tocar as extremidades do retângulo, em campo verde, com a troca das armas do Império pelo emblema da República - esfera azul, com uma faixa branca contendo os dizeres "Ordem e Progresso" e, representando os estados brasileiros. São 27 estrelas brancas (cuja disposição corresponde ao céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8h30min do dia 15 de novembro de 1889, data da proclamação da República).

A atual bandeira foi instituída pelo Decreto de número 4, de 19 de novembro de 1889. Suas cores representam as nossas riquezas: o verde das matas, também a cor da casa real de Bragança, da qual fazia parte o proclamador da Independência do Brasil, dom Pedro I. O amarelo do ouro é a representação poética do sol. O círculo central em azul simboliza as grandes viagens marítimas dos portugueses e a constelação do Cruzeiro do Sul. Assim conhecemos um pouco da Bandeira do Brasil.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Heda Seffrin

Entre em contato com
Heda Seffrin

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual