Publicidade
Cotidiano | Entretenimento RELEMBRE

NOSTALGIA DA TV: Seriado do ciborgue faz 50 anos

Homem de Seis Milhões de Dólares foi lançado em 1973. Após o sucesso, originou um spin-off e seguiu em produção até 1978

Publicado em: 10.07.2023 às 03:00 Última atualização: 10.07.2023 às 07:21

Em 2023 está completando meio século o seriado de tevê "O Homem de Seis Milhões de Dólares" ("The Six Million Dollar Man"), que todo mundo chamava, simplesmente, de "Ciborgue". A produção da norte-americana ABC estreou em março de 1973, estrelada por Lee Majors. Após o sucesso, originou um spin-off e seguiu em produção até 1978.


Abertura do seriado O Homem de Seis Milhões de Dólares | Jornal NH
Abertura do seriado O Homem de Seis Milhões de Dólares Foto: Reprodução

A história acompanhava o ex-astronauta Steve Austin, oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, que sofria um acidente durante o teste com um novo avião. Muito ferido, ele foi reconstruído pelo governo com próteses mecânicas que lhe deram superpoderes.


Publicidade
Ele tinha superforça, podia correr com muita velocidade e tinha visão aumentada. No seriado, ele trabalhava em atividades de inteligência, contraespionagem e, às vezes, participava de intervenções militares ou ações policiais.

A série popularizou o termo "ciborgue", ainda em uma época em que este conceito era pouco conhecido na ficção científica de consumo mais amplo. Nas décadas seguintes, a temática se difundiu.

Em 1975 houve um spin-off, a Mulher Biônica, cuja protagonista era a noiva do personagem. Era uma tenista que sofria um acidente de paraquedas e, igualmente, era reconstruída. Além de força, ela ganhou audição aumentada.

Lee Majors virou astro durante os anos 1970 por conta da série e chegou a ser casado com outra figura icônica da década, a atriz Farrah Fawcett, uma das primeiras "Panteras" ("Charlie's Angels"). Majors ainda voltaria a emplacar outro sucesso uma década mais tarde, com "Duro na Queda" ("The Fall Guy"), sobre um dublê que fazia bicos como caçador de recompensas.

André Moraes

Entre em contato com
André Moraes

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual