Publicidade
Notícias | Região SEGURANÇA

Cidades do Vale do Paranhana terão sistema de cercamento eletrônico integrado

Assim, todos os municípios terão acesso às câmeras de videomonitoramento uns dos outros, assim como o Estado

Publicado em: 10.07.2023 às 03:00 Última atualização: 10.07.2023 às 07:16

Lideranças do Paranhana estão unidas para dar mais segurança às cidades que compõem a região. Uma ideia que surgiu a partir do Instituto Taquara Mais fará com que Igrejinha, Taquara, Três Coroas, Parobé, Riozinho e Rolante tenham seus sistemas de cercamento eletrônicos interligados entre si e também com a Secretaria Estadual de Segurança. Dessa forma, todos os municípios terão acesso às câmeras de videomonitoramento uns dos outros, assim como o Estado.


Reunião na Secretaria Estadual de Segurança para alinhavar a colaboração entre as cidades | Jornal NH
Reunião na Secretaria Estadual de Segurança para alinhavar a colaboração entre as cidades Foto: Lucas Kotzal/Divulgação


Publicidade
Conforme conta o presidente do Taquara Mais, Marcos Barão, a ideia inicial era ligar Taquara com o Estado. No entanto, o Instituto e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) pediram apoio do deputado Joel Wilhelm (PP), ex-prefeito de Igrejinha, para levar o assunto ao secretário estadual de segurança, Sandro Caron. Junto a isto, Wilhelm levou a situação ao presidente da Associação dos Municípios da Região do Vale do Paranhana (Ampara) e prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, e resolveu-se integrar todas as cidades com a Secretaria Estadual de Segurança.

Tratativas

Então, na quarta-feira (5), Marcos Barão, Joel Wilhelm e Leandro Horlle reuniram-se com Caron na sede da Secretaria Estadual de Segurança. Participaram também o Procurador do Município de Taquara, Luciano Campana; o presidente do Consepro de Taquara - Daniel Lauck e o vice Evandro Karpss; além do voluntário Rodrigo Baldasso.

Iniciativa pode servir de modelo para todo o Estado

"A estrutura do Paranhana servirá de modelo para todo o Estado. É uma forma moderna e relativamente barata de se fazer segurança pública. Os veículos suspeitos, em situação de furto ou roubo não irão circular por aqui sem monitoramento policial. Igrejinha terá 26 câmeras de cercamento eletrônico, basta integrar ao sistema estadual", enfatiza Leandro Horlle.

Todos os municípios do Paranhana já contam com monitoramento eletrônico. "Esse sistema permite que as câmeras leiam as placas dos carros e identifiquem se estão em situação irregular. No momento em que um município pode verificar as imagens dos demais, a segurança aumenta", comenta o deputado Joel Wilhelm.

Outro ponto levantado pelo deputado, é que, em caso de fuga de algum veículo, a Brigada Militar e a Polícia Civil atualmente só podem seguir o automóvel pelas câmeras no limite de seus municípios. "Se houver um crime em Igrejinha e o carro fugir para Taquara, Parobé, etc, as forças de segurança poderão continuar o acompanhamento", acrescenta.

Medidas

O prefeito de Parobé, Diego Picucha, comentou que o município vem tomando medidas em parceria com as forças de segurança para o enfrentamento à criminalidade e a violência. "Acabamos de investir mais de R$ 300 mil para ampliarmos o nosso cercamento eletrônico para 28 câmeras instaladas em pontos estratégicos. Da mesma forma, estamos instalando iluminação pública de LED em 100% do município, o que também faz parte de nossa política de segurança."

Picucha também destacou que o crime não conhece fronteiras e que interligar o cercamento do Paranhana apresentará uma ação ainda mais eficaz de combate à criminalidade.

"Não podemos deixar de destacar que a região precisa de um efetivo muito maior de policiais militares e de mais investimentos na área de segurança por parte do Estado", finaliza Picucha.

Ampliação

Em Taquara, a Prefeitura comunicou que vem ampliando a cobertura de videomonitoramento desde 2021 e que já passam de 60 câmeras instaladas em pontos estratégicos em pouco mais de um ano.

O secretário estadual Sandro Caron, e o adjunto, Mário Ikeda, ficaram satisfeitos com a estrutura já montada pelas prefeituras e irão trabalhar para integrar o sistema estadual o quanto antes. O próximo passo, que será na quinta-feira (13), em reunião da Ampara em Parobé, é reunir todos os prefeitos da região para unificar o processo junto à Secretaria Estadual da Segurança.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual