Publicidade
Eleições ELEIÇÕES 2022

Onyx evita responder pergunta feita nove vezes por Leite durante debate em Porto Alegre

Sequência ganhou grande repercussão nas redes sociais, virou notícia nacional e já é piada no Porta dos Fundos

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 25.10.2022 às 19:30 Última atualização: 26.10.2022 às 10:44

Mais uma vez um debate entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) virou notícia nacional neste segundo turno da disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. Primeiro foi quando Onyx se negou a apertar a mão de Leite no último dia 14 – nesta segunda, no debate do Grupo Sinos, eles se cumprimentaram três vezes – e, agora, uma pergunta feita nove vezes pelo tucano e que acabou não sendo respondida pelo deputado federal. A sequência virou até piada no Porta dos Fundos.

Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni participam de debate da Rádio Guaíba e do Correio do Povo
Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni participam de debate da Rádio Guaíba e do Correio do Povo Foto: Reprodução/Rádio Guaíba


Leite e Onyx se encontraram no início da tarde no Teatro da Amrigs, em Porto Alegre, para o debate da Rádio Guaíba e do jornal Correio do Povo. A exemplo do debate do Grupo Sinos, o clima foi tenso e com troca de farpas de ambos os lados.

Onyx explorou o apoio do PT ao ex-governador, formalizado nesta segunda, e disse que filiados ao partido vão ocupar secretarias do governo estadual caso o tucano volte ao Piratini. Tanto Leite quanto líderes do PT negaram, confirmando que apesar do "apoio crítico" à candidatura do PSDB, o PT será oposição no Estado independente de quem vencer neste domingo.

O momento do debate que mais repercutiu veio no final, quando os candidatos tinham que administrar livremente um tempo de 14 minutos. Eduardo Leite questionou Onyx Lorenzoni nove vezes, em sequência, sobre qual seria sua alternativa à adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal, mas ele não respondeu. O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) é um crítico ao acordo feito pelo atual governo estadual para renegociar o pagamento da dívida do Estado com a União.

Nos nove questionamentos de Leite Onyx foi evasivo e respondeu frases como "melhor que a sua" e "infinitamente melhor do que a sua." Mas não disse qual seria sua proposta para o assunto. Logo após Onyx criticou novamente o acordo firmado entre Estado e União e limitou-se a dizer que "a alternativa é sentar com o governo federal e encaminhar um caminho inteligente e racional, a sua escolha foi a pior possível".

O trecho do debate em que Leite insiste na pergunta foi exaustivamente compartilhado em grupos de WhatsApp e nas redes sociais desde o meio da tarde, a ponto de virar notícia nos principais jornais e canais do País. Até o grupo de humor Porta dos Fundos fez referência ao assunto nas redes sociais ao lembrar um vídeo publicado em 2018.

No vídeo "Plano de Governo", os atores Gregório Duvivier e Rafael Portugal interpretam dois candidatos em um debate, no qual o personagem de Duvivier se recusa a responder para que o candidato interpretado por Portugal não copie suas ideias. "Galera, o vídeo do debate a governador no RS não é de nossa autoria. O nosso é esse aqui", afirmou o Porta dos Fundos em sua conta no Instagram nesta terça-feira (25).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual