Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Efeitos da pandemia

Retrato da falta de leitos: paciente de Parobé morreu em UTI a 140 km da cidade

Pela indisponibilidade de leitos de UTI, paciente com Covid-19 foi para Estrela, no Vale do Taquari

Por Carlos Rissotto
Publicado em: 14.06.2020 às 11:50

A primeira morte de um morador de Parobé revela a situação da falta de leitos na região. O homem, de 64 anos, morreu vítima do novo coronavírus em uma Unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Estrela, no Vale do Taquari, distante 140 quilômetros de sua cidade de residência. O paciente sentiu os primeiros sintomas de Covid-19 ainda no final do mês de maio, quando foi internado no Hospital São Francisco de Assis, em Parobé. Apesar da internação, o quadro do idoso se agravou e seria necessária a transferência para um leito de UTI.

O município de Parobé não possui leito de UTI disponível para atender casos de Covid-19 e os municípios próximos, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, não tinham leitos disponíveis no momento. Com isso, o paciente foi cadastrado em um sistema do Estado para aguardo de um leito onde pudesse ser alocado. De acordo com a secretária de Saúde de Parobé, Ana Elisa de Lima, neste caso, o Estado é responsável por indicar para qual hospital o doente deve ser encaminhado. “Temos que levar o paciente para o primeiro leito que surgir. O que havia disponível era em Estrela, por isso, encaminhamos o paciente para lá. O Estado faz essa regulação”, esclarece.

O homem foi transferido para o Hospital de Estrela no dia 31 de maio. Apesar dos cuidados intensivos, o paciente, que tinha comorbidades associadas, faleceu neste sábado, após 14 dias de internação.
Apenas um hospital com UTI na região. O município de Parobé está localizado na Região Covid 6, de acordo com a divisão organizada pelo Estado para monitoramento da pandemia do novo coronavírus. A região possui oito hospitais, no entanto, apenas o Hospital Bom Jesus, em Taquara, possui leitos de UTI adulto. Dos dez disponíveis na casa de saúde, sete estavam ocupados na manhã deste domingo (14).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.