Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Vale do Sinos

Entenda por que Ivoti perdeu o benefício da bandeira laranja

Governador anunciou nesta segunda-feira que municípios sem óbitos nem internações por Covid-19 nos últimos 14 dias podem ter flexibilizações

Publicado em: 23.06.2020 às 08:15 Última atualização: 23.06.2020 às 08:27

Atendendo a pedido de prefeitos de pequenos municípios, o governador Eduardo Leite anunciou no fim da tarde desta segunda-feira (22) que quase 40 cidades gaúchas que passarão a semana sob as regras da bandeira vermelha do Plano de Distanciamento Controlado poderão definir flexibilizações que, na prática, as deixarão na mesma situação de antes, quando estavam na bandeira laranja. Comércio de rua poderá abrir e restaurantes poderão receber clientes, mas desde que não tenham registrado óbito nem internação por Covid-19 nos últimos 14 dias. As prefeituras precisam avaliar a situação e, por meio de decreto, voltar ou não aos padrões da bandeira laranja.

Na prática, somente 44 municípios ingressam na bandeira vermelha nesta terça-feira (23). Entre eles estão Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Campo Bom e Sapiranga, entre outros. No entanto, 37 cidades estão nas áreas de bandeira vermelha, mas poderão flexibilizar as regras conforme anunciado pelo governador, afinal não tiveram mortes nem internações por coronavírus em duas semanas. Na região estão enquadrados nesta nova regra Barão, Capela de Santana, Harmonia, Maratá, Morro Reuter, Nova Hartz, Pareci Novo, Presidente Lucena, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, Tupandi e Xangri-lá.

O município de Ivoti por pouco não conseguiu entrar na lista e, na prática, voltar para a bandeira laranja mesmo estando na região 7, de Novo Hamburgo, com bandeira vermelha. De acordo com o governo do Estado, nesta segunda-feira havia um único paciente de Ivoti internado em leito clínico do Hospital São José com suspeita de Covid-19. "Por isso, a cidade não está autorizada a voltar para a bandeira laranja", informou a assessoria do governador.

Mas para a prefeitura o motivo é outro. Mesmo assim, no entanto, soltou nota no fim da noite desta segunda-feira confirmando que vale a regra da bandeira vermelha. "Uma paciente positivou para Covid em 29 de maio e permaneceu em isolamento domiciliar. Porém, internou por quadro oncológico em hospital de Porto Alegre no dia 16 de junho. O hospital solicitou exame realizado de Covid em Ivoti e notificou novamente o Estado como positivo para a doença", informou a prefeitura, dizendo que "já notificou o Estado sobre o fato e aguarda uma decisão".

Ivoti já registra 33 casos positivos de coronavírus e um óbito. A cidade foi a primeira da região a tornar obrigatório o uso de máscaras inclusive nas ruas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.