Publicidade
Notícias | Mundo Fenômeno

Tempestade solar pode atingir a Terra nas próximas 48 horas

Alerta foi emitido pelo Centro de Previsão do Tempo Espacial da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 09.12.2020 às 10:02 Última atualização: 09.12.2020 às 11:07

Explosão solar de longa duração registrada pela Nasa Foto: Nasa Sun/Reprodução

Se daqui a alguns anos buscarmos a lista de fatos históricos, certamente o ano de 2020 terá um lugar de destaque em qualquer livro didático com ênfase em História. Na prateleira desses 12 meses, colecionamos acontecimentos (resumidos, claro) como a pandemia e os efeitos da Covid-19, a explosão do porto em Beirute e, também, situações ambientais como a nuvem de gafanhotos, o tornado de fogo nos Estados Unidos, os incêndios que atingiram várias partes do Brasil, agora, um alerta para a tempestade solar na Terra.

De acordo com o alerta emitido pelo Centro de Previsão do Tempo Espacial da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, o fenômeno pode acontecer nas próximas 48 horas. A tempestade seria ocasionada após uma grande explosão solar.

Para entender melhor como isso acontece, é preciso compreender que a ciência, com o passar do tempo - e com o auxílio de estudos -, elevou a capacidade de prever tempestades. Inclusive, de acordo com a equipe de uma rede financiada pela National Science Foundation (NSF), as sondas que medem mudanças no interior do Sol, por meio de ondas acústicas, foram capazes de prever com sucesso um aglomerado de manchas solares.

Conforme a MetSul Meteorologia, a região de manchas solares que vinha diminuindo nos últimos dias e com um campo magnético aparentemente simples, acabou produzindo uma explosão solar de longa duração.

Com isso, o serviço de alerta americano informou que a tempestade está indo em direção ao Sul do planeta. Especialistas esperam um impacto maior quando a nuvem de plasma - que é formada pelo acúmulo de gás, plasma e poeira - chegar à Terra. A tempestade solar não terá interferência direta na rotina das pessoas, porém, pode afetar satélites, sistemas de telecomunicações e redes de eletricidade.

"Não há necessidade de se preocupar com efeitos na superfície do planeta, uma vez que esta nuvem de plasma terá impacto sobre a nossa magnetosfera", diz o alerta. A tempestade solar, entretanto, deve favorecer um grande show de luzes nas maiores latitudes com as auroras, afirmou a MetSul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual