Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Comércio

Sábado de pouca movimentação e com lojas burlando decreto

Norma estadual impede abertura de lojas consideradas não essenciais aos finais de semana e feriados

Por Juliana Nunes
Publicado em: 27.03.2021 às 11:57 Última atualização: 27.03.2021 às 12:55

Decreto estadual proíbe abertura do comércio não essencial aos finais de semana e feriados Foto: Juliana Nunes/GEs-Especial

O Centro de Novo Hamburgo está mais calmo neste sábado (27). O decreto estadual de Distanciamento Controlado permitiu o retorno da cogestão, mas com algumas ressalvas, entre elas a do fechamento das lojas consideradas não essenciais aos finais de semana e feriados.

Alguns moradores foram surpreendidos. "Vim pagar um crediário e dei com a cara na porta, eu não sabia que não podia mais abrir aos sábados. Não sei mexer na Internet, então vou voltar na segunda de manhã", comenta a aposentada Jacira Moraes Silva, 59 anos.

Apenas atividades consideradas essenciais podem funcionar, como farmácias, óticas e açougues. Lojas de celulares, por exemplo, podem abrir, porém apenas para reparos e assistência técnica. A venda de aparelhos e acessórios fica proibida também.

De segunda a sexta, o comércio não essencial pode funcionar, seguindo as normas de atendimento individualizado e outras restrições. No entanto, diversos estabelecimentos de setores como vestuário e acessórios estavam funcionando normalmente na manhã de hoje. Alguns com apenas uma das portas abertas, outros mantiveram uma corrente na entrada, mas o atendimento seguia.

Na próxima semana, as lojas não essenciais devem ficar fechadas entre a Sexta-Feira Santa (02) até o aniversário de emancipação de Novo Hamburgo, na segunda-feira (05). Entidades comerciais tentaram fazer com que o 5 de abril fosse facultativo, mas a Prefeitura afirmou que por ser decreto do Estado fica impossibilitada de fazer qualquer alteração neste sentido.

Fiscalização

A Prefeitura informou que realiza ações de fiscalização, com Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. De acordo com o coordenador da Central de Fiscalização e secretário municipal de Meio Ambiente, Ráfaga Fontoura, a fiscalização ocorre também aos os finais de semana, em que as atividades não essenciais não estão permitidas. 

Na última sexta (26), a equipe  atuou em 14 locais e dispersou 166 pessoas. Entre as ações, uma festa particular no bairro Boa Saúde, com cerca de 50 pessoas.

Para fazer denúncias do descumprimento das regras da bandeira preta, as pessoas podem abrir protocolo, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, pelo telefone 3097-9400.

Nos outros horários o contato é com a Guarda Municipal pelo telefone 3524-8737.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.