Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Sem pessoal de limpeza, escola teve que fechar por um turno

Caso aconteceu no Colégio Dr. Wolfram Metzler, que já normalizou a situação

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 19.05.2021 às 03:00 Última atualização: 19.05.2021 às 07:53

Atualmente colégio atende 12 turmas em dois turnos Foto: Bianca Dilly/Arquivo-GES
Uma situação ocorrida no início desta semana no Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler, em Novo Hamburgo, evidenciou um ponto que pode comprometer as aulas presenciais: a falta de profissionais de limpeza.

Na segunda-feira, as aulas presenciais do turno da tarde da escola precisaram ser suspensas pois não havia equipe para atender no local. Ontem, a situação já estava normalizada.

Segundo o diretor Fladimir Porto, foi uma situação pontual: "Aconteceu de os quatro profissionais que temos para atender o colégio ficarem indisponíveis e optamos por suspender a atividade com os alunos diante da impossibilidade de realizar a higienização correta dos espaços", explica.

A equipe realiza a higienização das salas a cada troca, dos espaços comuns e dos banheiros a cada utilização. A situação é pontual, segundo o diretor, pois um profissional estava afastado por ser grupo de risco e outro de atestado. Uma terceira tinha exames de saúde marcado e outra foi liberada por apresentar quadro febril.

"Na terça-feira o os servidores afastados retornaram, assim como a que realizou exames. Apenas a servidor que estava com febre ainda não retornou", observa Porto.

Equipe enxuta

A situação inédita da segunda-feira evidenciou a necessidade de reforço no quadro de servidores de limpeza, uma vez que por conta dos protocolos de higienização, há maior demanda na escola. "É uma equipe reduzida para um colégio desse tamanho e solicitamos um reforço. Precisamos adaptar o número de turmas presenciais com a capacidade de atendimento da equipe, por isso temos um número bem reduzido de turmas e as aulas noturnas ainda não foram retomadas", explica o diretor.

Atualmente a escola atende presencialmente sete das 15 turmas da manhã, e cinco das 14 turmas do turno da tarde. No noturno há seis turmas, que permanecem com as atividades 100% on-line. "Temos a solicitação de mais funcionários. Sabemos que o Estado fez um movimento de contratar terceirizados, mas até o momento nenhum veio para cá", finaliza.

O que informa o Estado

Questionada sobre a situação do quadro de servidores para atender ao colégio hamburguense, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) confirmou que o estabelecimento de ensino conta, atualmente, com os quatro serventes de limpeza no seu quadro de recursos humanos e complementou que, para suprir a demanda da escola, já foi autorizada a contratação de mais dois profissionais terceirizados.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.