Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CARNAVAL 2023

Demora na liberação de verbas públicas coloca em risco desfile de escolas de samba de Novo Hamburgo

Recursos de R$ 40 mil para entidades carnavalescas só seriam liberados em janeiro, um mês antes do desfile

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 02.12.2022 às 19:59 Última atualização: 03.12.2022 às 18:02

As escolas de samba de Novo Hamburgo estão preocupados em não ter recursos para desfilar no Carnaval de 2023. Tanto a diretoria da Protegidos da Princesa Isabel quanto da Cruzeiro do Sul, a Cruzeirinho, dizem que o formato de liberação de recursos prometidos pelo município coloca em risco a realização do evento marcado para fevereiro.

Cruzeirinho e Protegidos e também a Cruzeirinho dizem que não conseguirão desfilar sem o recurso municipal
Cruzeirinho e Protegidos e também a Cruzeirinho dizem que não conseguirão desfilar sem o recurso municipal Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial

 


De acordo com as escolas, a verba de R$ 40 mil para as entidades seria liberado via Lei de Incentivo à Cultura (Lic). Entretanto, os presidentes das duas escolas relatam que o edital sequer foi publicado até o momento e a liberação das entidades para captar recurso via iniciativa privada viria apenas em janeiro, quando faltaria, na perspectiva mais otimista, pouco mais de um mês para a realização do evento.

“Só este recurso chega sempre um mês antes. É inadmissível isto! Desde que Liga acabou que não temos mais o primeiro recurso em dezembro e depois janeiro,última parcela”, reclama Lana Flores, presidente da Protegidos.

A escola também foi convidada para participar do Carnaval de Porto Alegre, e seria a representante de Novo Hamburgo no Grupo Especial da Capital. Entretanto, sem o recurso liberado, a escola diz que não tem certeza se conseguirá levar os 1.200 integrantes para o Complexo Porto Seco, na zona Norte da cidade, onde acontece o desfile.

No caso da Cruzeirinho, a participação no desfile de Carnaval de Novo Hamburgo, previsto para ocorrer na Avenida Pedro Adams, também está em risco. "Para nós que, só desfilamos somente em Novo Hamburgo, não desfilaremos", afirma o presidente da Cruzeiro José Odilto Anselmo.

Às 16h12 deste sábado, a Prefeitura de Novo Hamburgo emitiu uma nota a respeito do assunto. No texto, a administração municipal diz que as articulações para o Carnaval 2023, "veem sendo construídas desde o primeiro semestre de 2022, com a redação do Projeto e a manutenção do diálogo permanente com os dirigentes, para a realização do evento. Serão definidas as demandas da festividade, em uma reunião na Sede da Secretaria da Cultura, no dia 06 de dezembro. A Secretaria da Cultura reafirma o compromisso com a comunidade carnavalesca e juntamente com o protagonismo das Escolas de Samba fazer um grande Carnaval em 2023". (Leia a nota na íntegra ao final da reportagem).

Desvalorização

Lana critica o tratamento dispensado ao Carnaval. “ Não é prioridade e ainda não é tratado como projeto,mas como festa. Por isto é tão difícil buscar recursos para o Carnaval em Novo Hamburgo. As empresas não sabem da potência que tem em material para o Carnaval.”

Uma reunião entre as escolas e o governo municipal está agendada para a próxima terça-feira (06). Procurada pela reportagem, a administração do Município não respondeu sobre o caso até as 17h10 desta sexta-feira (2). 

Veja o que diz a nota enviada pela Prefeitura de Novo Hamburgo

A Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Cultura, vem construindo juntamente com as Escolas de Samba uma relação de trabalho e iniciativas para o desenvolvimento do segmento desde a pandemia. Mesmo sem a realização do desfile em 2021, as Escolas de Samba contaram com aporte financeiro para capacitação dos seus integrantes e para a oferta de oficinas gratuitas para a comunidade de: bateria, alegorias e adereços.

Além disso, é importante ressaltar a presença das Escolas nos mais diversos eventos culturais do município em 2022, bem como: Viva a Música, Virada Cultural e Centenário da Sociedade Cruzeiro do Sul.

As articulações para o Carnaval 2023, veem sendo construídas desde o primeiro semestre de 2022, com a redação do Projeto e a manutenção do diálogo permanente com os dirigentes, para a realização do evento. Serão definidas as demandas da festividade, em uma reunião na Sede da Secretaria da Cultura, no dia 06 de dezembro. A Secretaria da Cultura reafirma o compromisso com a comunidade carnavalesca e juntamente com o protagonismo das Escolas de Samba fazer um grande Carnaval em 2023.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual