Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo NOVO HAMBURGO

SindProfNH apresenta contraproposta com novos termos para reforma da previdência da categoria

Presidente do Sindicato, Luciana Martins, ressalta que a contraproposta foi feita em cima dos itens considerados importantes pela categoria

Por Joceline Silveira
Publicado em: 02.12.2022 às 17:03

Na manhã desta sexta-feira (2), uma comissão do Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo (SindProfNH) entregou ao secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis, uma contraproposta diante de proposta elaborada pelo Executivo hamburguense para reforma da previdência municipal.

SindProfNH apresenta contraproposta com novos termos para reforma da previdência da categoria
SindProfNH apresenta contraproposta com novos termos para reforma da previdência da categoria Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
A entrega do documento foi definida e aprovada após assembleia e protesto de servidores na tarde de quinta-feira (1º). O ato aconteceu em frente ao Centro Administrativo. A presidente do Sindicato, Luciana Martins, ressalta que a contraproposta foi feita em cima dos itens considerados importantes pela categoria. Ela tem como objetivo impedir que o texto enviado pelo governo seja aprovado na Câmara de Vereadores e quer propor um projeto alternativo. A previsão é que o texto vá a votação no próximo dia 12 de dezembro.

Eles querem barrar o texto a ser enviado pelo governo, pois discordam de pontos como aumento do tempo de serviço e percentual de incremento da contribuição para os próximos 20 anos.“A nossa ideia é fazer uma reforma da Previdência, mas que seja uma reforma ampla, geral e irrestrita e justa”, afirma a educadora.

 

Ela relata que a entrega foi realizada para que cálculos possam ser feitos pelo atuário do Município. Conta que a administração municipal ficou de analisar e chamar o grupo para uma nova rodada de negociação até a próxima quarta-feira (7). Contudo, a presidente do SindProfNH ressalta que a reforma não será benéfica em momento algum, mas que se busca alternativas para que não recaia tudo sobre os ombros dos servidores municipais.

Entre as propostas defendidas pelo SindProfNH está a pauta para que os servidores aposentados continuem isentos até o teto do regime geral da previdência como ocorre na iniciativa privada. A presidente do Sindicato, Luciana Martins, lembra que a cobrança poderia resultar em ações judiciais e causar um desgaste desnecessário.

Em análise preliminar do documento, o secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis aponta aspectos técnicos e outros políticos. “Aqueles que tratam de aspectos técnicos, nós vamos levar em conta, vamos reunir nossa equipe técnica que elaborou os projetos junto com os atuários da Prefeitura e do Grêmio Sindicato dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo e fazer a análise, e aqueles projetos políticos eles terão que ter a tramitação normal, acompanhamento pela Câmara de Vereadores pra votar politicamente da necessidade deles”, avaliou. Ainda conforme o secretário, não está descartada mudanças no texto final que irá a apreciação dos vereadores. "Os projetos estão na Câmara de Vereadores para serem analisados. Estamos abertos, até dia 7 de dezembro para receber sugestões para melhorar as propostas, tanto do Sindicato dos Professores, que estamos recebendo agora, quanto do Grêmio Sindicato e dos próprios vereadores”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual