Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo FEMUSIK

Festival com músicos de todo o mundo terá concertos gratuitos em Novo Hamburgo; confira a programação

Primeira edição do FeMusik será em julho e terá shows no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, Fundação Ernesto Frederico Scheffel e Teatro Feevale

Publicado em: 07.06.2023 às 03:00 Última atualização: 07.06.2023 às 10:56

Novo Hamburgo entrará para o roteiro dos principais eventos musicais do País com o 1º Festival Internacional de Música do município (FeMusik). O festival ocorrerá de 22 a 30 de julho, com concertos gratuitos ao público, concursos de jovens solistas e de composição para orquestra de sopros, reunindo músicos e maestros de diferentes países.

Gustavo Müller, da OSNH, e o maestro Linus Lerner
Gustavo Müller, da OSNH, e o maestro Linus Lerner Foto: Júlia Taube/GES-Especial

As inscrições para integrar a equipe de musicistas vão até 15 de junho. Os concertos serão realizados durante a noite no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, Fundação Ernesto Frederico Scheffel e no Teatro Feevale.

Até o momento, o 1º FeMusik conta com 319 inscritos de países como Costa Rica, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Peru, Bolívia e Panamá.


Os participantes, além das apresentações, terão a oportunidade de aprender com professores nacionais e internacionais de prestígio no meio musical com aulas durante as manhãs e as tardes do festival. As inscrições para integrar a equipe, bem como o regulamento, podem ser feitas pelo site femusik.com.

Início de tudo

A iniciativa surgiu da vontade em fazer Novo Hamburgo retornar a ser um polo cultural, como explica o hamburguense, diretor artístico do evento e maestro brasileiro que regeu em cerca de 20 países, Linus Lerner.

Veja vídeo:

"A ideia principal é incentivar e elevar o nível musical e cultural da cidade. Trazer uma esperança para essas crianças e mais do que nunca alimentar a alma do povo", explica. O festival é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e o apoio da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH).

Em visita à sede do Grupo Sinos na manhã desta terça-feira (6) para divulgar o evento, Lerner e o diretor artístico da OSNH, Gustavo Müller, foram recebidos pelo fundador do grupo, Mario Gusmão. Na oportunidade, Müller afirmou que o 1º FeMusik é uma preparação também para o início das festividades em comemoração aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.

Concursos

Durante o evento, serão realizados também os concursos de jovens solistas e de composição para orquestra de sopros. "Como se tem uma orquestra de sopros, vamos oferecer aos compositores possibilidades. Damos um concurso e prêmio em dinheiro", diz.

Lerner detalha que a iniciativa visa fomentar ainda mais a música e incentivar que novos talentos sejam descobertos. Segundo ele, no Brasil não há um vasto repertório de compositores de sopros.

Os interessados podem realizar suas inscrições pelo site do evento, onde há também o regulamento para os participantes dos concursos.

Música é também uma oportunidade de futuro

Lerner é diretor artístico e maestro da Southern Arizona Symphony Orchestra (Saso), nos Estados Unidos, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, do Festival da Ópera de San Luis e da Competição Internacional de Voz Linus Lerner, no México.

O maestro morou por 22 anos na sua cidade natal e foi no Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini que ele estudou no curso técnico de música. Lerner relata que o 1º FeMusik é uma oportunidade para que outros alunos possam, assim como ele, possam alcançar o cenário mundial. "O legal do festival é que esses professores estrangeiros podem trazer uma bolsa de estudos para oferecer para algum aluno", ressalta Müller.

Durante o festival, junto com os músicos inscritos, os 19 integrantes do Núcleo Avançado do Núcleo de Orquestras Jovens (NOJ) de Novo Hamburgo também farão uma participação. "A ideia é mostrar aos outros o que estamos fazendo aqui. Nossos alunos do Núcleo de Orquestra, vendo isso e participando, vão se incentivar e quem sabe, alunos de Novo Hamburgo fazendo carreiras internacionais, assim como eu fiz", afirma Lerner.

O NOJ foi criado pela Secult e fornece aos alunos do município o estudo de instrumentos musicais clássicos.

Orgulho em retornar para a sua cidade de origem e um desejo ousado

Orgulho é a palavra que pode definir a volta de Lerner a Novo Hamburgo. Conhecido mundialmente, o maestro divide seu tempo entre o Rio Grande do Norte e os Estados Unidos, locais onde reside. Segundo ele, já esteve em mais de 60 países, destes regendo em cerca de 20. Mas foi na cidade hamburguense que ele regeu uma orquestra pela primeira vez, durante o Festival de Coros dos Meninos Cantores, na Catedral São Luiz Gonzaga.

Filho de sapateiros, o maestro revela que tem o desejo de tornar de Novo Hamburgo uma cidade conhecida pelas iniciativas com a música clássica. "Eu acho que a OSNH é uma das melhores orquestras de sopro do Rio Grande do Sul. A criação do Núcleo de Orquestras Jovens que já estão tocando instrumentos de cordas nos aumenta o desejo de, no futuro, criar uma orquestra sinfônica em Novo Hamburgo", revela.

Em 2022, o maestro realizou duas apresentações junto a OSNH como maestro convidado. A partir da próxima quarta-feira (14) ele assume o posto de regente titular da OSNH e retornará para as origens.

Programação

Sábado, 22 de julho

Concerto De Abertura Do 1º Femusik: Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) e solistas (professores do Festival)
Local: Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, às 19:30

Domingo, 23 de julho

Semifinal do Concurso Jovens Solistas
Local: Fundação Ernesto Frederico Scheffel, às 19h30

Segunda-feira, 24 de julho

Final do Concurso de Jovens Solistas
Local: Fundação Ernesto Frederico Scheffel, às 19h30

Terça-feira, 25 de julho

Recital de Música de Câmara: professores do festival
Local: Fundação Ernesto Frederico Scheffel, às 19h30

Quarta-feira, 26 de julho

Concerto de Alunos do 1º Femusik
Local: Fundação Ernesto Frederico Scheffel, às 19h30

Quinta-feira, 27 de julho

Concerto do Projeto Núcleo de Orquestra Jovens de Novo Hamburgo e professores do festival
Local: Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, às 19h30

Sexta-feira, 28 de julho

Concerto da Banda Sinfônica do 1º Femusik
Local: Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, às 19h30

Sábado, 29 de julho

Concerto Camerata (alunos de violão) e Coro do 1º Femusik
Local: Fundação Ernesto Frederico Scheffel, às 17 horas

Concerto Orquestra Filarmônica do Festival
Local: Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, às 19h30

Domingo, 30 de julho

Concerto de encerramento “Carmina Burana”: Orquestra Sinfônica do 1º Femusik
Local: Teatro Feevale, às 18 horas

Encerramento do Festival com a Big Band do 1º Femusik
Local: Foyer do Teatro Feevale - imediatamente após o concerto de encerramento

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual