Publicidade
Notícias | Região Associação de municípios

Luciano Orsi é eleito o novo presidente da Amvars

Prefeito de Campo Bom assume o comando da associação a partir de 2020, tendo como vice a prefeita de Dois Irmãos, Tânia Teresinha da Silva

Por Débora Ertel
Publicado em: 11.12.2019 às 19:43

Luciano Orsi acompanhado de Tânia e Fatima na posse da entidade regional ontem Foto: Débora Ertel/GES-Especial
A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) terá novo comando em 2020. Fatima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo, vai passar o bastão para o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. A eleição foi realizada na manhã desta quarta-feira (11), na prefeitura de Campo Bom, e nomeou como vice a prefeita de Dois Irmãos, Tânia Teresinha da Silva, tesoureira a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, e na função de secretária, a prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro. Além disso, foi escolhida a presidência do Consórcio Público (CP Sinos), que também será dirigido por Orsi, tendo Tânia como vice, Corinha na tesouraria, e a prefeita de Estância Velha, Ivete Grade, no conselho fiscal.

Logo após a homologação, Orsi, acompanhado de Fatima e Tânia, conversou com a imprensa. De acordo com ele, a meta será trabalhar a implementação do Vale Germânico, buscar recursos para todas as cidades que integram a Amvars sejam contempladas com o cercamento eletrônico e fortalecer o CP Sinos. “Assim poderemos adquirir produtos e serviços em conjunto, gerando mais oportunidade e redução de custos para todos”, projetou. Orsi salientou que a Amvars serve de exemplo porque trabalha pensando no cidadão.

Avaliação

Já Fatima, que ficou à frente da associação durante este ano, avaliou o trabalho como positivo. Dentre os desafios vencidos por meio da união dos prefeitos, ela destacou o cercamento eletrônico de Campo Bom, Dois Irmãos, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga. “Agora vamos buscar os recursos para as outras seis, para que todas as nossas cidades fiquem protegidas”, comentou. A chefe do Executivo hamburguense salientou que o seu foco de atuação sempre foi a pauta municipalista. “Uma coisa é chegar um prefeito sozinho em Brasília. Outra coisa é chegar uma comitiva, o olhar e o tratamento são diferentes”, garantiu.

Uma das primeiras ações do próximo ano da Amvars deve ser a apresentação do plano regional de turismo, ação prevista para estimular o turismo no Vale Germânico.
Como 2020 é ano eleitoral, Orsi fica na presidência da Amvars até o mês de abril, mês em que a coordenação da entidade passa para a Tânia, que não concorre a reeleição.

Prioridades e ações

A Amvars é composta por Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, São Leopoldo e Sapiranga. Dentre as pautas permanentes da associação está a saúde, com atenção especial à oncologia, pois o Hospital Regina é referência neste tipo de tratamento para a região. Além disso, a segurança é uma área que tem demandado o esforço da Amvars. O cercamento eletrônico, iniciado na semana anterior, foi implantado graças a uma verba de R$ 4,8 milhões de emenda da bancada gaúcha reivindicada pela associação. O selo do Vale Germânico, lançado em 1º de novembro, também foi uma das ações da Amvars, viabilizada por meio de um grupo técnico de servidores de várias prefeituras.

Mais municípios para o Vale Germânico

Além das nove cidades já reconhecidas pelo Ministério do Turismo no final de agosto, outros municípios aguardam uma janela para integrarem o roteiro.

Organização planejada para 2020

Além da eleição da nova diretoria, foi discutido e aprovado o orçamento 2020, assinatura do contrato de rateio e prestação de contas da gestão 2019.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual