Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Racionamento de água

Falta de chuva: 81 municípios gaúchos decretam situação de emergência

Defesa Civil realizou encontro com o objetivo de prestar suporte técnico às cidades afetadas; também na quarta-feira, a Corsan lançou a campanha para o consumo consciente de água

Publicado em: 23.01.2020 às 08:51 Última atualização: 23.01.2020 às 15:54

Encontro aconteceu nesta quarta-feira (22) Foto: Defesa Civil/divulgação

A quarta-feira (22) contou com um encontro focado nos problemas da estiagem. A Defesa Civil Estadual realizou a segunda reunião do grupo de trabalho formado por representantes de diversos órgãos para analisar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul e, com isso, prestar suporte técnico aos municípios e comunidades atingidas. Ao todo, 81 municípios decretaram situação de emergência e 11 outros já registraram a situação no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Confira a lista de municípios que decretaram situação de emergência por causa da estiagem


O subchefe de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Rodrigo Dutra, coordenou a reunião e explicou a importância de tratar o assunto. "É muito importante o trabalho integrado junto de outros órgãos para que se possam construir ações para minimizar os efeitos da estiagem nas regiões”, disse.

A estiagem em solo gaúcho deverá ocorrer, também, ao longo do mês de fevereiro, com retorno organizado das chuvas a partir do mês de março. “As chuvas dos últimos dias proporcionaram melhorias localizadas, mas não alteraram a situação de estiagem no Estado”, explicou o tenente-coronel Rodrigo.

Corsa lança campanha

Em meio às consequências que a seca vem causando no Rio Grande do Sul, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) lançou nesta quarta-feira (22) uma campanha de conscientização. O objetivo é mostrar que, além dos municipíos atingidos, outras cidades podem ser impactadas de forma positiva por meio das mídias sociais e do rádio. 

Confira as dicas:

:: Não deixar torneira aberta enquanto lavar louça ou roupa
:: Evitar banhos longos e procurar se ensaboar com o chuveiro desligado
:: Fechar a torneira ao escovar os dentes
:: Optar por vassoura e balde para lavar o quintal
:: Usar regador para molhar plantas nos horários de menos incidência de sol
:: Colocar o máximo de roupas na máquina a cada lavagem
:: Regular válvulas de descarga
:: Ficar de olho em vazamentos e torneiras pingando.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.