Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Novo vírus

Mesmo sem casos suspeitos de coronavírus São Leopoldo segue em alerta

Apesar do Ministério da Saúde retirar a cidade da lista de suspeitas, município tem se preparado para lidar com vírus, caso o mesmo chegue ao Estado.

Por Juliane Kerschner
Publicado em: 31.01.2020 às 12:05

Alívio em São Leopoldo. Afinal, foi confirmado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (30) que alguns casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Sul foram descartados, Informação confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde. Porém, segue o alerta, em razão, do ministério ter confirmado que o Estado tem dois casos suspeitos, um em Novo Hamburgo e outro em Gravataí.

O caso leopoldense deixou de ser considerado suspeito em razão do paciente ter sido diagnosticado com gripe H1N1. “Afinal, a possibilidade de detecção dos dois juntos é praticamente inexistente. Pelo protocolo não tem como retirar totalmente a suspeita até vir o resultado da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, no Rio de Janeiro, conforme protocolo do Ministério da Saúde. A instituição é responsável por realizar a análise que confirma ou descarta a doença, pois é necessário kit específico para identificar o novo micro-organismo. Ainda não se sabe o tempo para respostas, dizem que demora mais de cinco dias úteis”, fala Charão.

De acordo com o secretário, o mineiro de 40 anos, que residiu no passado em São Leopoldo, onde a esposa e filhos ainda moram, segue sendo monitorado e está em isolamento em casa, assim como seu amigo que apresentou febre. Ambos estão recebendo tratamento com Tamiflu.
“Estamos seguindo o protocolo recomendado para o tratamento da H1N1, o outro homem ainda não teve o exame que comprove, porém a conduta é já ampliar o isolamento e medicamento preventivamente. O Laboratório Central do Estado (Lacen), que fez o exame do paciente que chegou da China, deve concluir o exame para o H1N1 ainda nesta semana para o morador de São Leopoldo”, afirma, Ricardo.
O secretário afirma que apesar da Fiocruz ainda não ter entregue os resultados, que os leopoldenses podem ficar tranquilos. "O próprio Ministério da Saúde já não considerada este caso como suspeito e mesmo assim, todas as medidas continuam sendo seguidas. Apesar disso, seguimos em alerta, pois é melhor pecar por excesso e temos suspeitas na região", completa Charão.

Segundo Charão, ambos não apresentam mais febre e nenhum sintoma. “Também devemos ressaltar, que a UPA tem dois quartos de isolamento total, que ficam em um corredor isolado por porta de outras alas. Os pais quando estiveram no local ficaram de máscara, assim como os profissionais que os atenderam, que utilizaram máscara, luvas e avental, além disso, quando o paciente percebeu os sintomas, ele entrou em contato com a Secretária de Saúde e orientamos ele a ir até a UPA Scharlau. E antes mesmo de sua chegada, a equipe já havia recebido orientação”, detalha o secretário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.