A construção da RS-010, a chamada Rodovia do Progresso, foi tema de discussão de deputados estaduais na tarde de quarta-feira (5). Em discurso durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa - momento em que os parlamentares inscritos podem falar na tribuna sobre assuntos de livre escolha -, o deputado Vilmar Lourenço (PSL) cobrou união dos deputados para uma frente parlamentar em defesa da rodovia que está há duas décadas em discussão.
A RS-010 já teve estudos técnicos de viabilidade e ambiental concluídos, foi licitada e teve, à época, a Odebrecht como empreiteira vencedora. Condições políticas e econômicas, no entanto, levaram ao seu arquivamento. "Eu até penso que deveria ser resgatado isso. É uma das bandeiras que já existe para que a gente possa dar celeridade no estudo do projeto e, de quem sabe, até federalizar esta obra", pontuou Vilmar. A RS-010 ligará a BR-290, em Porto Alegre, à RS-239, em Sapiranga. O traçado da rodovia prevê passagem por Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.
A primeira comissão que analisou o tema foi criada em novembro de 2001, no governo de Olívio Dutra (PT). A Rodovia do Progresso esteve na pauta das gestões seguintes - Germano Rigotto (MDB), Yeda Crusius (PSDB) e de Tarso Genro (PT). Durante a gestão de José Ivo Sartori (MDB) o assunto ficou em segundo plano e pouco se falou na obra após a posse. Agora, no governo de Eduardo Leite (PSDB), há uma licitação aberta para escolher a empresa que fará, novamente, o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Rodovia do Progresso. O contrato terá valor máximo de R$ 363 mil. A empresa vencedora da licitação ainda não foi divulgada pela Central de Licitações do Estado (Celic).
Outro projeto de mobilidade importante para o desenvolvimento econômico da região é a extensão da BR-448 até Portão. Hoje, a Rodovia do Parque liga Porto Alegre (na região da Arena do Grêmio) a Sapucaia do Sul (na BR-116). A pauta já é assunto de outra frente parlamentar na Assembleia, o que, segundo o deputado Issur Koch (PP), não inviabiliza a discussão da RS-010. Para ele, o assunto deve ser discutido de forma paralela devido a importância que tem para a região e para o Estado. "As duas são extremamente importantes porque, se fazendo um exercício de má previsibilidade, imagine a situação de qualquer problema na ponte do Rio dos Sinos, para nossa região, para a Serra, para o polo calçadista, alimentício, enfim. Nós vamos ficar isolados do restante do Estado".