Publicidade
Notícias | Região CLIMA

Veja a previsão do tempo para os últimos dias da primavera

Verão começa na próxima segunda, mas os últimos dias da estação que está fechando terão temporais

Por Bruna Mattana
Publicado em: 15.12.2020 às 03:00 Última atualização: 15.12.2020 às 10:49

Últimos dias da primavera terão chuva, mas verão será seco Foto: Inézio Machado/GES
A semana que antecede o verão deve ser de chuva e instabilidade na região. Segundo a meteorologista da MetSul Estael Sias, nesta terça (15) o tempo dá uma trégua e o sol deve predominar, com algumas nuvens, com temperatura entre 18 e 32 graus. Na quarta (16) e quinta-feira (17), no entanto, volta a chover, com risco de temporal. "Na sexta temos tempo seco novamente e no final de semana há previsão de ciclone, com chuva generalizada e vento forte."

Conforme Estael, o verão, que se inicia na próxima segunda-feira, não deve seguir a mesma tendência. "Ainda estamos sob influência do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, e que favorece a estiagem. Por isso, o verão deve ser de pouca chuva, o que não afasta a possibilidade de temporais isolados."

Segundo Estael, a previsão para o verão é de chuva irregular e estiagem regionalizada. "O começo de dezembro teve dias mais frios, no entanto, agora devem predominar temperaturas mais altas. Sábado deve chegar a 33 graus na Grande Porto Alegre."

Alagamentos

O temporal que atingiu o Vale do Sinos e a região metropolitana no final de semana causou ventos fortes, queda de árvores e alagamentos. Os estragos foram consequência de uma frente fria que chegou com força, principalmente neste domingo, após uma sequência de dias abafados e temperaturas que chegaram perto dos 40°C.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Novo Hamburgo, tenente Claudiomiro da Fonseca, em 24 horas o acumulado da chuva chegou a 32 milímetros, sendo que quase metade aconteceu em apenas seis horas.

 

Eclipse solar é visto em diferentes pontos

O tempo fechado dificultou, mas não impediu que o eclipse solar parcial, registrado no início da tarde de ontem, fosse observado na região. O fenômeno ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra.

No Chile, Argentina e no Sul dos oceanos Pacífico e Atlântico o eclipse pôde ser observado de forma total. As cidades chilenas de Temuco e Villarrica foram alguns dos locais com visão privilegiada, de acordo com a MetSul Meteorologia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual