Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região COVID-19

Picada Café decide liberar uso de máscaras em locais abertos e fechados

Decreto regulamentando a medida foi publicado na tarde desta quarta-feira

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 16.03.2022 às 15:38 Última atualização: 16.03.2022 às 20:19

O governo de Picada Café, na Serra gaúcha, decidiu desobrigar o uso de máscaras em locais abertos e fechados, com exceção de postos de saúde. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16) e o decreto foi publicado nesta tarde.

Picada Café decide liberar uso de máscaras em locais abertos e fechados
Picada Café decide liberar uso de máscaras em locais abertos e fechados Foto: Freepik/Divulgação

O município foi na contramão do que decidiu a Associação dos Municípios da Serra (Amserra), que optou por aguardar a posição do governo estadual, que anunciou na terça-feira (15) que vai liberar o uso dos equipamentos em locais abertos, porém o texto ainda não foi publicado.

De acordo com a assessoria do governo municipal, não há temor de que o município sofra algum tipo de represália ou multa por adotar a medida antes mesmo do decreto estadual, já que o departamento jurídico do governo foi consultado e deu o aval positivo para a medida. A cidade serrana não é a única a adotar a medida antes de decisão estadual.

Na semana passada, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) publicou um decreto liberando o uso de máscaras em locais abertos. A medida foi tomada na sexta-feira (11), um dia após reunião com técnicos da saúde apontar para a liberação das máscaras, o que gerou um efeito cascata em outros municípios.

De acordo com o Ministério Público do Estado (MP/RS) os municípios devem seguir o posicionamento do governo estadual, porém, existe uma brecha. O órgão entende que é possível aos prefeitos adotarem medidas mais brandas, desde que tenham uma orientação técnica diferenciada.

O posicionamento do MP/RS é semelhante ao que diz o Ministério Público Federal (MPF) na relação Estados e União, segundo a qual Executivos locais podem fazer interpretação diversa desde que seguindo orientação unânime do comitê científico. Por sua vez, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) diz que ainda estuda se tentará aplicar sanções aos prefeitos que editaram decretos e medidas mais brandas mesmo antes da decisão geral.

O governo do Estado decidiu desobrigar o uso das máscaras em locais públicos após nota do Comitê Científico de combate à Covid, e o decreto regulamentando deve ser publicado ainda na tarde desta quarta-feira. O entendimento inicial sobre as regulamentações municipais é que elas não podem ser mais brandas que as ditadas pelo Estado.

Além de Picada Café, os municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) publicaram decreto na terça-feira flexibilizando o uso do equipamento individual de proteção (EPI) em áreas abertas e fechadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.