Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região FLEXIBILIZAÇÃO

Portão publica decreto e desobriga o uso de máscaras em espaços abertos e fechados

Medida entra em vigor já a partir desta quarta-feira; nesta semana, Feliz e Vale Real já haviam tornado o uso da proteção facultativo

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 16.03.2022 às 11:05 Última atualização: 16.03.2022 às 11:12

A prefeitura de Portão publicou, na manhã desta quarta-feira (16), decreto municipal desobrigando o uso de máscaras de proteção facial na cidade, tanto em espaços abertos quanto em ambientes fechados. A medida não vale apenas para unidades de saúde, públicas e privadas, onde o uso do item deve continuar.

Uso de máscara é flexibilizado na região
Uso de máscara é flexibilizado na região Foto: Pixabay

A decisão portonense segue a do governo do Estado, que, nesta terça (15), acolheu nota técnica do Comitê Científico sobre a Covid que libera o uso de máscaras em espaços abertos – o decreto estadual deve ser publicado ainda hoje.

Entretanto, a medida de Portão é mais branda, acompanhando a deliberação da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e liberando o uso também em locais fechados, como já aderiu a cidade de Feliz e Vale Real, por exemplo.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) diz que ainda estuda se tentará aplicar sanções aos prefeitos que editaram decretos e medidas mais brandas antes da decisão geral.

O que diz o decreto portonense

O decreto municipal nº 1.346, assinado pelo prefeito Kiko Hoff, diz que a flexibilização considera “as análises da situação epidemiológica da Covid-19 no município e na região”.

Nele, o prefeito estabelece que fica “desobrigado ao uso de máscaras faciais para o acesso e permanência de indivíduos nas dependências dos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como os órgãos públicos municipais e os demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado, abertos ou fechados”.

No artigo 2º, o documento frisa que a medida não se aplica às unidades de saúde públicas e privadas, hospitais e outras atividades de saúde em ambientes fechados.

O decreto entra em vigor já a partir desta quarta-feira. Leia o documento na íntegra aqui

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.