Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Saúde

Entenda como as cidades da região estão tratando o uso das máscaras

Enquanto São Leopoldo ainda analisa a situação, Sapucaia do Sul e Esteio vão seguir o decreto do Estado. Em Portão, liberação também em ambiente fechado

Por Eduardo Amaral*
Publicado em: 16.03.2022 às 06:30

Seguindo nota técnica do Comitê Científico sobre a Covid, o Gabinete de Crise do Rio Grande do Sul decidiu ontem pela liberação das máscaras em locais públicos do Estado após quase dois anos de vigência dos decretos que obrigaram o uso da proteção, em abril de 2020. A nota oficial foi entregue ao comitê apenas na reunião de ontem e divulgada oficialmente no final do encontro.

Terça foi o primeiro dia da não obrigatoriedade do uso de máscara na  Feliz, no Vale do Caí
Terça foi o primeiro dia da não obrigatoriedade do uso de máscara na Feliz, no Vale do Caí Foto: Digo Glaeser/Especial

Com o acolhimento do Gabinete de Crise à orientação do Comitê Científico, o governo já anunciou que deve publicar nesta quarta-feira (16) decreto de mudança sobre as normas de uso de máscaras em todo o Estado.

O texto apresentado pelo comitê e acolhido pelo Gabinete de crise segue a linha do que foi decidido em Porto Alegre na sexta-feira, quando o prefeito Sebastião Melo editou um decreto desobrigando a utilização de máscaras em locais abertos. Os cientistas, entretanto, mantêm a orientação de uso do equipamento para pessoas com doenças autoimunes, não vacinadas e usuárias de medicação imunossupressora.

Além disso, a orientação é que se mantenha a utilização em aglomerações e outras situações que causem muita proximidade. Com a decisão estadual que deve ser oficializada, os municípios até podem adotar medidas mais restritivas que a do Estado, mas o que se viu desde a semana passada foi uma corrida de cidades buscando flexibilizar.

Flexibilização

Mesmo antes de o governo do Estado tomar uma decisão, prefeituras já vinham adotando a liberação do uso das máscaras em locais abertos. O indicativo foi dado na quinta-feira passada, quando Melo se reuniu com uma equipe técnica para debater o tema na capital. Após ter sinalização positiva para a liberação dos equipamentos, no dia seguinte, publicou um decreto liberando os porto-alegrenses do uso em locais públicos.

Ontem, cidades do Vale do Caí começaram a abolir o uso da máscara em locais fechados também. O uso permanece obrigatório apenas nos locais que oferecem atendimentos relacionados a saúde e lares de idosos.

*Colaborou Thiago Padilha

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.