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Notícias | Região ATÉ SETEMBRO

Acessos na RSC-287 vão sair do papel em Montenegro

Execução de duas rotatórias é aguardada há 40 anos por moradores

Por Joceline Silveira
Publicado em: 23.03.2022 às 06:00 Última atualização: 23.03.2022 às 09:18

A comunidade de Montenegro recebeu uma notícia que era aguardada há décadas. Na última segunda-feira, foi anunciada a implantação das duas rótulas e ruas laterais junto à RSC-287. São 40 anos de espera para que os acessos sejam concluídos e impulsionem o desenvolvimento da região. A expectativa de que a obra finalmente vai ocorrer veio com a publicação no Diário Oficial do Estado, no início desta semana, do edital para contratação de empresas que deverão executar as obras.

Duas rotatórias serão instaladas na Rua Ramiro Barcelos e na Rua Coronel Antônio Inácio, no acesso aos bairros Santo Antônio e Panorama (veja fotos dos locais abaixo).

Atualmente a travessia da rodovia no bairro Santo Antônio é bem complicada e perigosa
Atualmente a travessia da rodovia no bairro Santo Antônio é bem complicada e perigosa Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
Acesso ao bairro Panorama também gera dificuldade e riscos para motoristas e pedestres pelo fluxo intenso
Acesso ao bairro Panorama também gera dificuldade e riscos para motoristas e pedestres pelo fluxo intenso Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Segurança

Na área não há empreendimentos turísticos, mas o trecho é utilizado para o escoamento da produção e ligação direta entre os Vales do Caí e Sinos. "São os dois bairros mais antigos de Montenegro e com o avanço da rodovia eles ficaram mais afastados. Com a implementação das rótulas, além de segurança, estamos falando em desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para a região", pontua o gerente de Contratos e Convênios do município, Sílvio Kaél.

"Mais de dez mil pessoas serão diretamente beneficiadas com as obras, pois a rodovia passa por comunidades populosas, que representam muito para Montenegro", completou o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.

As propostas devem ser abertas dia 11 de abril, às 14 horas, e o valor total de investimento nas obras será de R$ 8 milhões, recursos que virão diretamente dos cofres do Estado, através da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e não mais da prefeitura, como estava programado inicialmente.

"As rotatórias vão agilizar o fluxo de veículos, permitindo uma trafegabilidade com menos congestionamentos. Além disso, reforçarão a segurança dos condutores e pedestres que diariamente utilizam o trecho", explica diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia.

Previsão para setembro

Acessos na RSC-287 vão sair do papel em Montenegro
Conforme o prefeito, Gustavo Zanatta (foto), as melhorias, previstas para serem concluídas em meados de setembro, beneficiarão toda a população, tanto motoristas como pedestres, que se arriscam diariamente na travessia da via que dá acesso ao centro da cidade. "Muitas crianças destes bairros estudam em escolas que ficam no lado oposto da via. O que gera uma preocupação constante nos pais, principalmente nos horários de pico das empresas que coincidem com a saída e entrada das escolas", detalha.

Moradores esperam o fim dos acidentes que vitimaram dezenas

De acordo com levantamento da Prefeitura de Montenegro, embora não existam dados oficiais, estima-se que cerca de cem pessoas perderam a vida no perímetro urbano da rodovia nos últimos 40 anos. "Estamos lutando há muitos anos e eu espero, assim como a comunidade, que não fique apenas no ato político como em tantos outros que já participei, mas que atenda ao nosso desejo de não ver mais vidas perdidas naquele trecho", ressaltou Airton de Quadros, presidente da União Montenegrina das Associações Comunitárias (Umac).

Dilon Rodrigues mora próximo de um dos acessos
Dilon Rodrigues mora próximo de um dos acessos Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
Sentimento semelhante tem do autônomo Dilon Rodrigues, 55 anos. Morador da Rua Coronel Antônio Inácio há dez anos, ele já perdeu a conta de quantos acidentes já testemunhou no local. "Toda rodovia bem sinalizada é mais segura. No caso específico da RSC- 287 é uma necessidade, pois com tráfego intenso que suporta e a negligência de muitos motoristas que não respeitam o traçado, é um enorme desafio trafegar ou atravessar ela", afirma.

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