Publicidade
Notícias | Região INCENTIVO E AMPARO

Prefeitura de Morro Reuter oferece Bolsa Maternidade para quem cumpre pré-natal

Projeto busca incentivar gestantes ao acompanhamento integral da gravidez

Publicado em: 22.02.2023 às 11:25 Última atualização: 22.02.2023 às 18:07

Uma sacola repleta de produtos pensados na saúde da mãe e do bebê e entregue em um dos momentos mais delicados da vida de uma mulher. Esse é o projeto Bolsa Maternidade, da prefeitura de Morro Reuter, que presenteia as gestantes do município que seguirem à risca as consultas e exames do pré-natal.

Secretária da Saúde, Ana Paula Viebrantz destaca papel fundamental do pré-natal na detecção e prevenção de doenças
Lançada em janeiro deste ano pela Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, a iniciativa busca incentivar as mulheres ao acompanhamento integral da gravidez. "Esse acompanhamento deve começar até a 12ª semana de gestação, como preconiza o Ministério da Saúde", explica Ana Paula Viebrantz, titular da pasta. Hoje, os profissionais de saúde de Morro Reuter acompanham 12 gestantes.

A secretária lembra que a realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção ou na detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.


"Como a administração de Morro Reuter é praticamente toda de mulheres, mães, nós entendemos a necessidade de se fazer um pré-natal, de se ter um acompanhamento durante todo o período de gestação, a importância de realizar os exames, de saber como está a condição física, psicológica e emocional dessa mãe e também do bebê, a fim de evitar a mortalidade materno fetal", destaca Ana Paula.

Ao todo, foram investidos R$ 9 mil para a compra das bolsas e dos itens de higiene e cuidado. "Nosso objetivo é ampliar esse projeto e aprimorá-lo", destaca, ao frisar que a prefeitura também está aberta a receber doações de empresas ou entidades. "Iniciativas como essa demonstram que as mães não estão sozinhas", ressalta.

O que vem na bolsa

Entre os itens que compõem a bolsa estão fralda para recém-nascido, shampoo, sabonete líquido, óleo para mamas, absorvente, álcool em gel e líquido, algodão, cotonete, termômetro e máscara. "Pensamos nesse material como sendo um acolhimento, um cuidado com higiene e conforto da mãe e do bebê, e, também, um estímulo para o acompanhamento da gestação", diz a secretária Ana Paula Viebrantz. O propósito do programa é garantir que a gestação seja tranquila e, caso detectada alguma alteração, que seja tratada de imediato garantindo a saúde da mãe e do bebê.

Bolsa maternidade é composta por dez itens pensados na saúde da mãe e do bebê
Bolsa maternidade é composta por dez itens pensados na saúde da mãe e do bebê Foto: Divulgação/PMMR
O que fazer para receber o kit

Para receber a bolsa, a primeira consulta de pré-natal precisa acontecer até a 12ª semana de gestação, é necessário realizar os testes rápidos logo no início da gravidez, fazer no mínimos seis consultas durante toda gestação e realizar pelo menos uma consulta odontológica no período. A bolsa é entregue na penúltima consulta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual